Filho de diarista e de motorista de aplicativo, o jovem capixaba Wallace Pereira, 18 anos, ficou em 24º lugar Geral no vestibular mais concorrido do Brasil: o do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA).
Medalhista de prata em 2021 na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, inicialmente Wallace tinha desejo de prestar concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a EsPCEx. Para isso, chegou a ter uma jornada de pelo menos 12 horas de estudos diária.
No final de 2022, acumulou aprovações em Engenharia Mecânica na UFES (3º lugar), no mesmo curso no Insper-SP, em Engenharia de Materiais na USP e na EsPCEx. Mas seu objetivo mudou e ele passou a mirar o ITA, chegando a passar, em 2022, na primeira fase do vestibular.
O jovem faz parte do Instituto Ponte (IP), entrou em 2021 e foi bolsista na escola Crescer PHD e no cursinho Madan. A Orientadora Educacional do IP, Ana Paula Braga, comenta sobre a vitória do jovem estudante.
“Eu, particularmente (e todo mundo que o conheceu de perto) nunca duvidei que ele conseguiria! Wallace carrega consigo o que diferencia os muito bons, dos excepcionais! Eu brinco que para quem olha de fora, ele faz parecer que passar no vestibular do ITA é um “passeio no parque”, mas definitivamente não é! Há muita superação de desafios pessoais importantes, aliados a um trabalho duro e muitas, muitas horas de estudos ininterruptas. Além disso, uma extrema responsabilidade e engajamento com tudo o que lhe é proposto e solicitado”, afirmou.