Esgoto cai in natura na Praia da Costa Azul em Iriri (VÍDEO). A Prefeitura foi acionada, a secretaria de Meio Ambiente esteve no local, identificou o problema e tapou o cano.
por Luciana Maximo
Uma moradora de Iriri gravou um vídeo indignada com a quantidade de esgoto que estava vazando na Praia da Costa Azul, segundo o vídeo entre a Prainha que a Namorados, onde foram disparados os fogos de artificio no réveillon.
Um cenário de horror, além do mau cheiro. “Uma poça de esgoto in natura, saindo da matinha direto para o mar. Isto é uma vergonha para Iriri, para nós que moramos aqui, ninguém toma providência. Essa é a poça de esgoto e os turistas estão passando, pisando, ficando doentes, e aqui todo mundo calado, todo mundo na praia com seus biquínis, suas sungas, aproveitando as férias, mostrando a orla, muito bonita, vai ser linda a orla de Iriri, a da Costa Azul vai ser uma beleza. Mas esquecem que aqui está correndo esgoto, vai até a prainha. Eu estou denunciando desde o dia 15 de janeiro do ano passado, isto não pode continuar”, reclama no vídeo a moradora.
A bancária Luiza Alpoim assegurou que a comunidade toda de Iriri sabe que o esgoto está sendo despejado na Lagoa há muitos anos e nada é feito para solucionar este problema. “A nossa Lagoa que já está podre. Se você for na Praia da Costa Azul, no centro você vai ver uma manilha correndo água direto e no canto, além de um corregozinho que vem lá do Felicino ali também tem esgoto jogado no meio saindo na Costa Azul. Se você subir na pedra e rodar a Praia da Costa Azul, do lado esquerdo, verá onde está escorrendo este esgoto. Esta filmagem, a moradora falou que todo ano acontece a mesma coisa. Todo mundo está careca de saber disso e ninguém faz nada. Iriri está virando terra de ninguém, aqui é tudo à la von te, com a construção deste monte de prédio, você vai ver Iriri virando só coco pelas praias”, lamentou Luíza.
A Reportagem tentou entrar em contato com a Companhia Espirito Santense de Saneamento –CESAN para saber quais as medidas imediatas estão sendo tomadas para resolver este problema, mas infelizmente não conseguiu falar com ninguém.
Prefeitura é acionada e resolve
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura foi procurada para saber o que eles poderiam fazer. De imediato, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente esteve no local e estava averiguando para ver se a água despejada era de fato esgoto. A manilha de onde escorria foi tapada até que seja resolvido definitivamente.
Cesan tem mais 20 anos para explorar a concessão em Anchieta
Em contato com o vereador que reside em Iriri, Geovane Meneguelle ele explicou que o município firmou um novo contrato com a Cesan por 20 anos autorizado pela Câmara de Vereadores. “Este novo programa está baseado no Plano de Saneamento aprovado em 2015 e agora reavaliado com novas metas. O contrato prevê algumas metas que a Cesan tem que cumprir nos próximos três anos. Agora podemos cobrar com mais rigor da Cesan, analisar e multar quando ela descumprir as metas e a legislação municipal”.
Esclareceu o vereador ainda que entre as metas, o município exigiu que em três anos ela conclua o saneamento todo de Iriri incluindo o de Inhaúma e fazer o saneamento da Praia de Santa Helena. Deve concluir algumas elevatórias no centro da cidade e refazer o Mandoca, que deve ser dada ordem de serviço no próximo mês.
Outras metas existem para chegar 100 % da universalização do saneamento. A Cesan tem 20 anos para concluir todo o investimento de saneamento em Anchieta.
Segundo Meneguelle, quando o governador anunciou que ia fazer a reurbanização da orla da Costa Azul foi deixado bem claro que, a prioridade de Iriri não é orla e sim estrutura. “Hoje a prioridade de Iriri é concluir o saneamento e reforçar o reabastecimento de água, até para cuidarmos do nosso maior patrimônio, que são as nossas praias. Não adianta ter uma bela orla, se você tem uma cidade jogando esgoto na praia. Tenho me manifestado em relação a isto”, ressaltou o vereador que publicação que fez nesta semana nas suas redes sociais.