O prefeito de Itapemirim, Dr Antônio Rocha, foi ao Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) para se manifestar sobre o possível fechamento de 11 escolas rurais do município, em 2024. O prefeito solicitou que as escolas sejam mantidas abertas para não prejudicar cerca de mil crianças que teriam dificuldade de continuar os estudos.
Abaixo, o pronunciamento do prefeito:
Transcrição do vídeo:
“Atenção população de Itapemirim. Desde o dia em que estivemos no tribunal de contas para tratar sobre a paralisação das nossas escolas, determinei às nossas equipes, que, com o suporte da procuradoria e da controladoria, realizasse todos os estudos necessários sobre o caso.
Pois bem, acabo de me manifestar no tribunal de contas pela não ratificação do TAG, com fundamentos demonstrando que, de acordo com a atual situação do município, as mudanças não seriam viáveis.
Entendemos a cobrança do tribunal de contas, já que o processo se arrasta desde 2019. Porém estamos confiantes que tanto o Tribunal, como a Secretaria Estadual de Educação, e o Ministério Público, vão se sensibilizar com nosso pedido, e de forma prudente, dentro da legalidade, atender aos anseios da sociedade.
Com isso todas as matrículas seguem normalmente para o ano letivo 2024, para uma educação melhor no nosso Município.”
Antônio da Rocha Sales
Prefeito de Itapemirim