No município de Itapemirim, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente flagraram diversos animais sofrendo com os maus-tratos do seu dono. A ocorrência aconteceu após denúncia anônima feita na tarde da última quarta-feira (7), quando foi informado que um cachorro estava pendurado no muro de uma residência, no distrito de Itaipava.
Uma equipe da Fiscalização Ambiental do município foi até o local e confirmou que o cachorro estava morto. Além disso, identificou que o espaço abrigava diversos outros animais em situação de maus-tratos.
No imóvel, usado como uma espécie de “depósito de animais”, também havia cães, coelhos, tartaruga e porquinho-da-índia. Na ocasião, foram identificados animais feridos e em situação precária devido ao pouco espaço, além muita pulga e carrapato.
As polícias Ambiental e Civil e a Guarda Municipal foram acionadas para registro da ocorrência. O proprietário do imóvel que não reside na casa, não foi encontrado no local.
Os animais foram transferidos para locais adequados para serem tratados e acolhidos, de acordo com as necessidades de cada espécie. Em informação passada à imprensa, través da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Itapemirim lembra que maus-tratos deliberados de animais, sejam eles domésticos, domesticados ou silvestres, é crime.