Inovação e melhorias nos processos digitais. Na manhã desta quarta-feira (05), a Prefeitura de Itapemirim-ES promoveu um workshop sobre a utilização de ferramentas de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) com o objetivo de estabelecer melhorias nos processos para maior rapidez nos atendimentos às demandas da população.
Durante a reunião técnica foi apresentado o projeto da BPM – sigla em inglês para Business Process Management – conceito que une gestão e tecnologia para otimização de resultados. A meta é justamente operacionalizar as ferramentas a fim de estabelecer melhorias nos processos e consequentemente maior rapidez nos atendimentos da PMI.
Entre os temas abordados figuraram alguns procedimentos para solução tecnológica, solicitação de gerencia, aprovação de fluxo e treinamento, além de cadastros, legislação, certificado digital e a normatização do sistema por meio da criação de uma unidade de controle Interno.
Para a secretária Municipal de Integridade Governamental e Transparência, Elvani Carlos Lourencini, “a iniciativa visa promover a otimização dos processos dentro da estrutura administrativa da PMI, por meio do apoio técnico e metodológico no mapeamento, análise e melhoria dos processos organizacionais”, enfatizou.
Dentre os resultados a serem alcançados estão a remoção de retrabalhos, otimização de recursos, maior conformidade com normativas, aumento da eficiência e eficácia operacional, uniformização de ferramentas e técnicas utilizadas e maior clareza de responsabilidades. “Tudo isso sempre em busca de uma gestão eficiente e transparente com todas as partes interessadas”, ressaltou.
Participaram do workshop os secretários de Administração, Planejamento e Gestão, Carmen Machado Saguiah; de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Morisco Ribeiro; o Controlador Geral do Município, Holdar de Barros Figueira Netto; dentre outros servidores, que integram a Comissão do Escritório de Processos e Inovação.