A pesca tem uma enorme importância economia para o município de Itapemirim-ES. No intuito de ajudar a melhorar o trabalho do pescador, reduzindo as despesas do custeio da pesca, o Prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio da Rocha Sales, assinou, nesta terça-feira (23), a ordem de serviço nº011/2022, com a finalidade de realizar a obra de manutenção e reforma da Fábrica de Gelo. Um investimento será de R$ 289.782,44 (duzentos e oitenta e nove mil, setecentos e oitenta e dois reais e quarenta e quatro centavos), com prazo de execução de 5 (cinco) meses. “Estou muito realizado neste momento. Sei da espera dos pescadores, da necessidade, e da importância desta Fábrica de Gelo para o setor pesqueiro”, disse o Prefeito.
De acordo com Secretário de Obras e Urbanismo, serão realizados os serviços de manutenção e recuperação da parte elétrica, hidráulica, pintura geral, serviços de pequenos reparos nas esquadrias, entre outros pequenos serviços que se fazem necessários para o bom funcionamento deste tão importante equipamento público. “Esta obra foi determinada como prioridade pelo Prefeito, e tão logo identificamos as irregularidades do espaço, providenciamos o levantamento, a elaboração do projeto e planilhas necessárias, bem como a contratação do serviço que culminou nesta ordem de serviço “, afirmou Fernando César Rodrigues.
De acordo com o Secretário de Aquicultura e Pesca, quando um barco vai para o mar ele já sai com a despesa de pelo menos 20 mil reais, sem saber se vai conseguir retornar com algum peixe, para custear as despesas. Com a Fábrica de Gelo em funcionamento esse custo vai reduzir, o que vai ajudar a aumentar a renda da classe pesqueira. “Já regularizamos o contrato de manutenção dos equipamentos da fábrica de gelo, e está tudo certo: assim que a obra for concluída, os equipamentos serão instalados”, frisou o Secretário Aquicultura e Pesca, Pércio Viana.
Há muitos anos os pescadores de Itapemirim sonham com o funcionamento da fábrica de gelo, construída há mais de uma década, sem nunca ter funcionado. A previsão é que no início de 2023 este equipamento público esteja pronto para atender o setor pesqueiro. “Os pescadores não aguentam mais esperar, são muitos anos aguardando isso”, enfatizou Lucila Lopes, representante da Colônia de Pesca.
De acordo com a estatística do Município, Itapemirim conta com aproximadamente 400 barcos de grande porte e 100 de pequeno e médio porte. Totalizando uma média de 3.500 pescadores. Esses números fazem do porto de Itaipava, o que tem o maior volume de pescado desembarcado do Estado, destacando as espécies de peixe comercial como dourado, meca, atum, bonito e sarda-cavala, entre outras. “Essa classe merece total atenção do poder público. São profissionais que arriscam suas vidas pelo sustento de suas famílias. Em breve estaremos aqui para inaugurar e finalmente ver a Fábrica de Gelo funcionar”, concluiu Dr. Antônio Rocha.