O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itapemirim programou várias atividades para trabalhar a prevenção do suicídio ao longo do Setembro Amarelo, mês dedicado exclusivamente ao tema. Para isso já estão programadas roda de conversa, apresentação musical, cinema comentado, além de alongamentos e yoga. A cada atividade os participantes vão ganhar uma muda de plantas nativas.
A programação do Setembro Amarelo foi aberta nesta quarta-feira (1), as 9:00 horas, na sede do Caps, no bairro de Candeus, com uma roda de conversa com os pacientes sobre a prevenção do suicídio. A atividade foi mediada pelo serviço de psicologia do órgão.
Já no dia 14 de setembro está programada uma apresentação musical seguida de leitura lúdica, com a participação especial da equipe da Biblioteca Pública Municipal da Secretaria Municipal de Cultura. No dia 22 será a vez de uma sessão de cinema comentado.
E para o encerramento do mês, no dia 29, os usuários do Caps vão participar de exercícios de alongamento e a prática de yoga sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes.
Em todas as ações, além das medidas de segurança com os protocolos contra a covid-19, os participantes vão receber mudas de plantas nativas ofertadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Horto Municipal. A ação objetiva contribuir com o reflorestamento do município e, ao mesmo tempo, trabalhar a ideia de se ver o florescer da vida.
“É de suma importância trabalhar o tema da prevenção do suicídio na área de saúde mental. Por isso é que organizamos uma programação mais densa durante o mês de setembro”, destacou a diretora do Caps, psicóloga Danielle Dário sob alegação de que esse é o maior objetivo do órgão.