Ana de Fátima Sousa, gerente do Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural, falou da importância dos editais neste período de suspensão social, além de anunciar a abertura das inscrições para artes visuais e fotografia
Ontem, segunda-feira, dia 20 de abril, dando continuidade ao Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, que tem lançado um edital por semana desde o início do mês, o site do Itaú Cultural abriu inscrições para projetos de artes visuais, nas categorias: Produção Artes Visuais e Série Fotográfica.
As inscrições para este edital serão encerradas às 23h59 (horário de Brasília) da quarta-feira, dia 22 de abril e devem ser feitas acessando o site www.itaucultural.org.br.
Em entrevista nesse domingo (19/4), no Plugado, na Mirante FM, Ana de Fátima Sousa, gerente do Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural, comentou sobre a série de editais de emergência para acolher diversos segmentos artísticos.
Segundo Ana, a organização prevê, ainda, contemplar outras áreas de expressão artística, que estão sendo definidas.
– Assim, a instituição segue com a sua proposta de acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente e sem remuneração, neste período de suspensão social, em decorrência da pandemia do COVID-19 – complementa.
Seleção e premiação
A equipe de produtores dos núcleos de Artes Visuais, Acervo e Comunicação do Itaú Cultural selecionará 120 projetos – até 80 na categoria Produção Artes Visuais e até 40 na categoria Série Fotográfica – considerando critérios subjetivos poéticos, aderência ao tema proposto, período de produção das obras e seus registros e a narrativa da edição/série.
Os selecionados receberão valor bruto de R$ 3 mil reais como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais da obra. Os contemplados serão informados por e-mail até o dia 18 de maio.
As categorias
Na categoria Produção Artes Visuais podem ser inscritos trabalhos em quaisquer áreas deste segmento, desde que reflitam sobre temas ligados ao período de suspensão social – as limitações provocadas pelo confinamento, de que modo os artistas continuam suas produções, o que estão produzindo neste momento histórico e como o isolamento social afeta o processo e o resultado para a produção da obra.
Estes trabalhos devem estar finalizados e não serão aceitas obras em produção, inacabadas, interrompidas ou em desenvolvimento. Elas podem, no entanto, ser realizadas por mais de um autor, desde que o inscrito seja um deles.
Existem duas formas de inscrição nesta categoria. Uma é para trabalhos realizados na linguagem audiovisual, como performances ou obras em videoarte finalizadas para visualização em plataforma de hospedagem aberta – Vimeo, Google Drive, YouTube, por exemplo. A outra é para obras realizadas em outros segmentos, como pintura, gravura, escultura, desenho.
Para a categoria Série Fotográfica devem ser enviados trabalhos fotográficos produzidos no período da quarentena e cujo tema seja isolamento social. As fotos devem ter sido feitas sob a perspectiva deste momento vivido atualmente.O trabalho inscrito deverá se caracterizar como uma série fotográfica e a pessoa que está realizando a inscrição deve ser o autor único da obra.
Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de artes visuais dentro do prazo de até seis meses, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou em outros canais de exibição.
Edital de Música
O edital com inscrições para a música nas categorias autoral e podcast se encerraram-se na última quarta-feira, (15/4). Os selecionados serão informados por e-mail no dia 5 de maio.
Para Ana, o objetivo é atender as necessidades de músicos impedidos de apresentar presencialmente neste momento de recolhimento social.
– Os critérios de seleção dos projetos que estamos recebendo durante este período de suspensão social têm como base a singularidade artística, de uma poética interessante, instigante, além de considerarmos os territórios de onde estão vindo estes trabalhos. A gente quer muito que estes editais tragam representatitividade deste país todinho que está neste momento tão crítico, que precisa de apoio, da nossa atuação com mais veemência – afirma.
Painel de dados Observatório Itaú Cultural – Notas Metodológicas
O Painel de dados do Observatório Itaú Cultural, lançado no último dia 13 de abril, também esteve na pauta da entrevista. Trata-se de uma iniciativa que busca trazer um panorama econômico sobre o setor cultural e criativo brasileiro por meio de três eixos de análise: (1) Mercado de trabalho e empreendimentos; (2) Financiamento à cultura; e (3) Comércio internacional de bens e serviços criativos.
O Painel surge para suprir a lacuna de dados econômicos consistentes e atualizados sobre o setor cultural e criativo no Brasil. Este apanhado de dados com informações sobre as indústrias criativas brasileiras pode ser usado por agentes do mercado, pesquisadores e gestores como uma forma de avaliar as tendências de médio prazo, bem como a conjuntura desses setores no Brasil, servindo como uma plataforma de apoio à tomada de decisões e também à identificação de eventuais gargalos que devem ser superados nesse mercado. fonte: imirante /portaldenoticias24horas