Na próxima semana, do dia 24 a 28 de Abril, a Vila de Itaúnas/ES receberá a oficina gratuita “Construção e valorização de instrumentos do Forró”, a ser ministrada pelo percussionista, artesão, arranjador e compositor Carlinhos Ferreira (MG).
Com carga-horária de 15 horas, a oficina será realizada no “Espaço Sertão de Itaúnas : Cultura, Arte e Formação” e buscará enriquecer o conhecimento do público participante em relação às origens dos instrumentos construídos, a forma de construir cada um, sua relação com o ritmo, sempre ressaltando a valorização deste nosso bem cultural, reconhecido a nível nacional e muito importante, significativo e que faz parte da identidade da região. Serão ensinadas às pessoas inscritas a construção de zabumbas, triângulos e rabequinhas de lata .
A zabumba e o triângulo estão na base de uma cultura milenar que está intrinsecamente ligada à cultura popular e são instrumentos identitários do Forró. A rabeca também tem uma enorme importância neste contexto musical tendo em vista que foi o primeiro instrumento melódico a ser utilizado neste ritmo.
Todos os instrumentos serão feitos a partir de materiais de mais fácil acesso e com custo baixo (madeira em compensado, pele animal, madeira de paletes, latas de sardinha e atum, cordas de violão, vergalhão, dentre outros), para que as pessoas possam continuar exercendo na prática esse saber de luteria e transformá-lo em possibilidade de mais um meio de renda, tendo em vista que a Vila é conhecida como “A capital do forró” e é muito turística pela tradição do ritmo, do festival e das belezas naturais.
Além disso, na quinta-feira (27 de Abril) será realizada uma Roda de Conversa com Carlinhos Ferreira para alunas e alunos da EMEF Benônio Falcão de Gouvêa, onde será compartilhado o conhecimento sobre construção de instrumentos, especificamente o triângulo, e será demonstrado como se toca o instrumento no ritmo do forró.
Essas atividades culturais já estão com inscrições encerradas e fazem parte de projeto cultural aprovado no Edital 012/2021 – Educação Patrimonial da SECULT, é realizado com recursos do FUNCULTURA/ES e tem como objetivos enriquecer o repertório cultural e artístico do público participante em relação ao Forró, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2021. o ensino da construção e origens de instrumentos musicais deste ritmo. É de realização do “Espaço Sertão de Itaúnas :
Cultura, Arte e Formação” em parceria com o “Vozes, Violas e Violões”, uma união entre Ana Mirian Costa, Dani Nogueira e Guilherme Silva, produtores culturais muito atuantes do Espírito Santo.
No dia 28 de Abril, das 14h às 17h, o Espaço Sertão de Itaúnas estará aberto ao público para acompanhar o último dia de oficina e visitar a Mostra de instrumentos confeccionados pelas alunas e alunos.
Participe e acompanhe nossas redes sociais: @espacosertaodeitaunas e @vozesviolasevioloes.