“A Luz Que Me Guia” vai ao ar esta sexta, 26, nas plataformas digitais e no YouTube
A Inteligência Artificial se infiltrou na vida do ser humano, de modo que, mesmo com posicionamento crítico acerca das tecnologias, há a possibilidade de torna-se refém delas. E, ainda que seja assim, é preciso encarar as novas ferramentas com maturidade.
Essa é a proposta do músico e compositor Izar em seu novo single, A Luz Que Me Guia, que vai ao ar nas plataformas digitais e no YouTube esta sexta-feira, 26 – meia-noite, de quinta para sexta.
A música aposta em uma feat com o ChatGPT: sim, a pedido de Izar, o programa escreveu a primeira parte da letra cruzando informações do próprio artista, que responde e faz críticas ao robô na segunda estrofe.
“Para desenvolver um artigo sobre o programa de IA, comecei a fazer testes na plataforma e pedi ao robô que escrevesse uma letra como Izar. Um amigo de Belo Horizonte sugeriu o teste. Peguei o violão e a música saiu em seguida. Mas faltava um pouco mais do que só me entregar. E então tive a ideia de responder as inconsistências do programa na segunda estrofe”, conta Izar.
Se o ChatGPT escreve “nós caminhamos juntos pela estrada”, Izar rebate: “A estrada que eu percorro não dá pra calcular aí”. Se o chat sugere “não importa o que aconteça, eu sempre vou estar aqui”, o artista retruca: “Imagina essa vida sem nada pra aprender aqui”.
A Luz Que Me Guia mira os anos 80 sonoramente, trazendo o contexto para os tempos atuais: aponta uma dicotomia entre o futuro projetado (anos 80) e o futuro real (o de agora). O artista, com influência do Clube da Esquina em seus trabalhos, desta vez ouviu e estudou referências como Rita Lee, Guilherme Arantes, Robson Jorge, Ivan Lins, Roupa Nova, entre outros nomes com trabalhos relevantes na década retratada.
O novo single é o trigésimo fonograma de Izar lançado em sua carreira solo, que começou em 2017. O artista já conta com dois discos: “O Amor, A Escuridão E A Esperança”, de 2018, e “Fantástica Realidade”, de 2022.
Pelo trabalho no ano passado, Izar concorre a oito condecorações no Prêmio da Música Capixaba, nas categorias melhor música, melhor composição, melhor artista solo, melhor álbum e melhor identidade visual.
Ficha técnica:
Autor: Izar
Izar: Guitarra e voz
Thiago Arruda: Produção, baixo, guitarra e bateria
Lucas Arruda: Teclado
Igor Comerio: Mixagem e masterização
Identidade visual: Thiago Manauara
Vídeo: Luciano Araujo
Serviço:
Izar lança novo single em “parceria” com ChatGPT
– Quando: Sexta, 26 de maio – meia-noite de quinta para sexta
– Onde: Plataformas digitais e YouTube
– Izar Spotify:
– Izar YouTube: https://www.youtube.com/@izar8993/featured