O cenário político em Jerônimo Monteiro azedou de vez. Ameaçados de despejo pelo prefeito Sérgio Fonseca (PSD), que deu aos vereadores 30 dias para a devolução do imóvel onde funciona Câmara Municipal, os vereadores reagiram no mesmo tom: abriram uma CPI contra o secretário municipal de Obras, José Valério Binoti Neto, e acolheram o pedido de instalação de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito.
Os dois requerimentos, apresentados na sessão plenária de ontem, segunda-feira (19), deixaram ainda mais tenso o clima entre o Legislativo e a Administração Municipal, já que até mesmo vereadores da base governista aprovaram o pedido de CPI.
Telhado de amianto
A CPI pode atrapalhar os planos políticos do titular da Pasta, José Valério, que é cotado para disputar as eleições municipais pelo grupo de Fonseca como candidato a prefeito.
Segundo a denúncia, o secretário estaria utilizando do cargo para se promover de forma ilícita, doando material de construção da Prefeitura para terceiros em troca de votos. A denúncia é acompanhada de vídeo que comprovaria as supostas doações.
A CPI foi protocolada por quatro vereadores e aprovada por unanimidade. Assinaram o requerimento os edis Eduardo Gomes (MDB), Thiago Bernardo (PP), Dog do Correio (Republicanos) e Adezilda da Silva Santos (PSB).
Gato
Já a Comissão Processante, proposta pelo ex-vereador Mitter Mayer (PP), visa analisar a quebra de decoro de Sérgio Fonseca por conta da condenação do mesmo por ter instalado um By Pass de energia em sua propriedade rural.
Chamado de “gato” no jargão popular, o By Pass é um equipamento que furta energia. Sua instalação rendeu uma condenação a Fonseca na esfera judicial, em agosto de 2023, proposta pela concessionária EDP.
A condenação, em 1º instância, foi encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para as medidas cabíveis, conforme informou uma fonte próxima ao prefeito. Ainda segundo a fonte, Fonseca se encontra na capital do estado desde segunda-feira (19) e deve retornar ao município nesta quarta-feira (21).
O pedido de abertura da CP foi encaminhado para o procurador da Casa de Leis para se manifestar sobre sua legalidade. Caso receba parecer favorável, voltará ao plenário para aprovação ou rejeição pelos vereadores.





![[Vídeo] Dorlei Fontão reassume Prefeitura de Kennedy nos braços do povo](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/8197291d-11be-4652-b2f7-5d3eae1add09-350x250.jpg)
![[Anchieta] Renan Delfino recebe pelo segundo ano consecutivo o Troféu Presidente Destaque Nacional da UVB](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/e13633c0-ec62-4653-8eaf-1e38ad922a64-350x250.jpg)



