Por meio de um jogo educativo, alunos da educação infantil de instituições públicas e privadas de Cachoeiro de Itapemirim vão aprender mais sobre cuidados com o meio ambiente, reciclagem e saneamento básico. Chamada “Corrida do Saneamento”, as atividades, que começam no dia 14 de setembro, fazem parte do Programa Cuidar Mais, desenvolvido pela BRK em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a rede privada de ensino.
As primeiras instituições a participarem serão a escola Bem-Te-Vi e o Centro de Ensino Lauro Pinheiro (Celp), no bairro Ibitiquara, no dia 14 de setembro. Já no dia 15, a Corrida do Saneamento chegará à EMEB Maria Tereza Brandão de Mello, no bairro Basiléia, e à EMEB Alair Turbay Baião, no bairro Otton Marins. No dia 16, serão contempladas as EMEBs Normília da Cunha dos Santos e Governador Eurico Vieira de Resende, no bairro Zumbi.
Dando sequência à programação, no dia 19 de setembro a Corrida do Saneamento será na escola EMEB Albertina Macedo, no Santa Cecília, e na EMEB Prof.ª Maria do Carmo Magalhães, no bairro Nossa Sra. Aparecida. No dia 20, o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), localizada no Campo da Leopoldina, receberá o jogo educativo e, no dia 21, a EMEB Prof.ª Cely Santos de Oliveira, no Alto Monte Cristo.
Finalizando a programação, no dia 22, a atividade acontecerá na EMEB Zilda Soares Moura, no Village da Luz e, no dia 23, no Colégio Jesus Cristo Rei, no bairro Independência.
O jogo educativo, aplicado pela analista de Responsabilidade Socioambiental da concessionária, Micheline Bernabé, e pelo artista local Vitor Lendários, envolve duas equipes formadas por crianças de 5 e 6 anos, em que cada uma escolhe um colega para ser o peão do tabuleiro. As casas possuem informações sobre meio ambiente, uso consciente da água, (saúde, preservação), reciclagem, descarte correto de resíduos e saneamento básico, e, no desenvolver da atividade, canções infantis que falam sobre o meio ambiente são executadas.
Segundo Micheline Bernabé, durante a Corrida do Saneamento é possível reforçar com os alunos o conteúdo do programa trabalhado em sala de aula pelos professores. “São passados conhecimentos importantes para transformar a maneira como as crianças se relacionam com os recursos naturais. Os alunos levam uma réplica do jogo educativo impresso para casa e, dessa forma, o conteúdo do programa não fica apenas no ambiente escolar, envolve a família em todas as etapas”.
Os profissionais das escolas também reforçam a importância dos assuntos. Os professores, por exemplo, trabalharam os temas em sala de aula por meio de dois vídeos e atividades que incentivam a redução de geração de resíduos e o descarte correto, além do cuidado com os recursos naturais, especialmente o Rio Itapemirim, principal manancial de Cachoeiro de Itapemirim. Outro tema é a importância dos hábitos de higiene pessoal.
O Programa Cuidar Mais para estudantes da educação infantil também envolve a realização de uma Mostra Cultural com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. Serão apresentações de danças, teatro, paródias, entre outras. A previsão é de que o evento aconteça no dia 22 de outubro, às 15 horas, em um espaço público de Cachoeiro de Itapemirim.