Jornalistas da Grécia, Estados Unidos e México estarão cobrindo a Cachoeiro Stone Fair 2023, de 22 a 25 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Eles fazem parte do projeto Imagem, atividade que soma com as ações de internacionalização do setor de rochas ornamentais, em curso no mercado externo.
Um grupo de pelo menos 10 compradores internacionais se juntará a estes jornalistas em uma agenda única para conhecer os processos do arranjo produtivo de rochas no país. Eles vêm da Alemanha, Portugal, Reino Unido, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Colômbia e Argentina.
A ação é parte do programa Exporta Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Alem de conhecer a Cachoeiro Stone Fair, o cronograma do grupo conta com visitas a pedreiras para acompanhar, na prática, o processo de extração de materiais; às indústrias, onde será possível entender o processo de beneficiamento, a tecnologia empregada e toda a evolução do setor nas questões de sustentabilidade; e a showroons, para vivenciar a aplicação dos materiais naturais.
Durante a semana, os compradores ainda irão se reunir com 24 empresas brasileiras do setor de rochas naturais, mobilizadas pelo Centrorochas e pela Milanez & Milanez, empresa do grupo VeronaFiere.
“O setor de rochas ter sido um dos escolhidos pela ApexBrasil para a execução do Exporta Brasil é de grande alegria. E poder somar esta ação à vinda dos jornalistas internacionais, vai contribuir ainda mais para a repercussão do arranjo produtivo nacional no exterior”, destaca Tales Machado, presidente do Centrorochas.
Rogério Ribeiro, gerente do projeto setorial, adianta que serão realizadas cerca de 180 reuniões, de 30 minutos cada, entre os compradores internacionais e empresas do setor de rochas brasileiro, de diferentes maturidades de exportação.
Entre elas, indústrias que fazem parte do novo ciclo do PEIEX-ES (Programa de Qualificação para Exportação), que está em curso e sendo executado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), em parceria com a ApexBrasil.