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Leilão da Itapemirim: Complexo de Cachoeiro recebe lance final de R$ 56,1 milhões

Redacao by Redacao
7 de março de 2024
Leilão da Itapemirim: Complexo de Cachoeiro recebe lance final de R$ 56,1 milhões

Redes sociais

C O M P A R T I L H E

ADAMO BAZANI – Diário do Transporte

Terminou por volta das 15h00 desta quarta-feira, 06 de março de 2024, a terceira praça (última oportunidade de lances) do leilão referente à falência do Grupo Itapemirim.

O bem com maior valor ofertado foi o chamado Complexo de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, uma área de 490,02 mil metros quadrados que foi a sede do grupo fundado por Camilo Cola e que abrigou pátios, oficinas, escritórios e até fábrica.

O lance final foi de R$ 56,16  milhões. O valor não considera a comissão para a empresa Mega Leilões.

Na reta final, a disputa foi bem acirrada entre dois concorrentes que praticamente se revezavam minuto a minuto nas ofertas.

  •  

O vencedor pediu para não ser identificado

Na primeira praça, cuja data foi em 05 de fevereiro de 2024, o valor inicial de avaliação foi de R$ 118,2 milhões. Na segunda praça, em 20 de fevereiro de 2024, caiu pela metade: R$ 59,1 milhões. Na terceira praça, o valor foi em lance livre.

Também foram leiloados outros imóveis.

– Imóvel Rural em Camacan (BA):R$ 72.105,70

– Terreno de 655 m² na Rua Arthur dos Santos Carvalho, Presidente Arthur da Costa e Silva,  em Cachoeiro de Itapemirim (ES):R$ 127.720,00

ÔNIBUS HISTÓRICO:

Um dos itens que estavam sendo muito acompanhados é um ônibus urbano Caio Bela Vista pelo valor histórico.

O ônibus teve lance final de R$ 20.060,00 e foi arrematado pela Suzantur.

Com chassis Mercedes-Benz OF 1113, ano 1968, o veículo é considerado de alto valor histórico por ser o único modelo urbano mantido da empresa tradicionalmente de linhas rodoviárias interestaduais de longa distância.

Como havia mostrado o Diário do Transporte, outros ônibus com valor de memória foram arrematados pela Suzantur, empresa de transportes do ABC Paulista que opera as linhas por arrendamento.

– O ônibus que era usado com um “laboratório do sono móvel” para os motoristas descansarem ou se tratarem de distúrbios que impediam o profissional de dormir bem – Tecnobus ano 1992

– Ônibus -1992 – Prefixo 50080 – ColaBus (nome em homenagem a Camilo Cola, fundador da Itapemirim).

– Ciferal “Dinossauro” Mercedes Benz O-355 ano 1981, de três eixos. Este tipo de carroceria é mais comum em chassis Scania de dois eixos. Além disso, nesta época, a Itapemirim contribuía para a consolidação do conceito de três eixos (Tribus) no mercado brasileiro de transportes rodoviários.

– Itapemirim Tecnobus – Tribus II – SBVM – 1983. Este é um dos modelos de ônibus que a própria Itapemirim produzia.

– Ônibus Scania K112 CL também Tecnobus – Tribus Ano 1986, com o encarroçamento pela Itapemirim.

Os leilões são uma forma de tentar reaver parte do dinheiro que os credores do Grupo Itapemirim têm direito, mas que até agora não receberam.

A estimativa é de que as dívidas, entre tributárias, trabalhistas, com bancos, fornecedores, investidores e de ações judiciais, chegam a R$ 2,2 bilhões.

A Itapemirim teve origem no Espírito Santo com Camilo Cola em 1946. Em 2017, foi passada para um grupo de empresários formado por Sidnei Piva de Jesus, Camila Valdívia de Souza e Milton Rodrigues.

Após denúncias de fraudes e crimes financeiros e empresariais, em 21 de setembro de 2022, a Justiça de São Paulo decretou a falência do Grupo Itapemirim e, na mesma decisão, permitiu que a empresa Suzantur, de Santo André (SP), retomasse as linhas que haviam sido paralisadas, em forma de arrendamento por dois anos.

É oura maneira encontrada pela Justiça de tentar obter recursos para os credores, muito embora, ocorreram contestações judiciais sobre o modelo de arrendamento, todas, até o momento, negadas pela Justiça.

ENTENDA

Contando tributos e débitos com fornecedores, bancos e trabalhadores, o Grupo Itapemirim, que estava em recuperação judicial desde março de 2016, tem dívidas que chegam a R$ 2,2 bilhões. Depois de ter o proprietário afastado, Sidnei Piva de Jesus, suspeito de crimes falimentares e gestão fraudulenta, envolvendo supostas transferências de recursos ilegais das empresas de ônibus para fundar a ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), o Grupo Itapemirim teve a falência decretada pela Justiça em 21 de setembro de 2022.

Tags: FALÊNCIAGRUPO ITAPEMIRIMLEILÃOVIAÇÃO ITAPEMIRIM

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