A Cidade das Conchas foi o endereço de milhares foliões que escolheram o balneário para curtir o carnaval 2024
Com uma vasta programação acontecendo em diferentes pontos da cidade e com um Termo de Ajuste de Conduta – TAC cumprido à risca com o Ministério Público – MP e as autoridades, o município de Piúma vivenciou um dos melhores carnavais dos últimos 30 anos. A gestão municipal alinhada com os servidores se dedicou para organizar os eventos de forma que terminassem nos horários combinados e tudo saísse como fora programado. É o que afirmam o prefeito, os comerciantes e empresários.
Atrás do trio elétrico a Polícia Militar em viaturas e a ambulância para prestar socorro a quem precisasse de atendimento médico, ao lado da praia, a cavalaria, o carro pipa refrescando a multidão a frente e os foliões em um só coro seguia pela Avenida Beira Mar numa sintonia bonita de se ver, no fim da tarde o pôr do sol mais bonito do Brasil marcou as fotografias. O Bloco do Mé todos os dias rasgando o centro da cidade com Berola e Zélia no comando, bateria afinada e sua vaquinha arrastando todo mundo na mesma melodia.
Na Praça Dona Carmem os shows contemplaram todos os estilos e a programação variada na Tenda Cultural, no Portal da Ilha do Gambá levou para as crianças diversão, tudo programado deu certo. De dia, deu sol e praia lotou e a noite pocou, mas acabou cedo, as tentativas de atrapalhar a festa foram contidas pela PM que retirou do meio da multidão os mais afoitos pelo crime, duas armas apreendidas, e flagrantes lavrados, vão repensar no CDP – Centro de Detenção Provisória.
A Reportagem conversou por telefone com o prefeito Paulo Cola que fez uma avaliação do carnaval, conversou também com alguns comerciantes e empresários que estão satisfeitos com o evento que atraiu cerca de 200 mil pessoas durante os cinco dias de Carnaval.
De acordo com o prefeito Paulo Cola, o saldo foi positivo e o carnaval foi excelente. “Foi ótimo. O carnaval é fruto de muito trabalho. Para o trio está na rua, para uma banda tocar, um bloquinho precisa de muito trabalho anterior, a gente tem de olhar um pouquinho para trás e ver o que foi feito. O que aconteceu em Piúma é que nós nos organizamos, colocamos as instituições em conversa e cumprimos exatamente aquilo que foi acordado, com o MP, com as instituições de segurança, com nós próprios. Nós nos organizamos, marcamos hora de começar de terminar, o que ia acontecer, o que não iríamos permitir que acontecesse em nossa cidade, nós cumprimos, cada um cumpriu a sua parte. A Polícia Militar, eu sou grato demais, a presença aqui, o Corpo de Bombeiros foi importantíssimo pra gente. Eles estavam presentes antes mesmo da festa começar, foi quem nos auxiliou na questão da segurança, e a equipe da Prefeitura de Piúma que se doou muito, desde a fiscalização de som, do meio ambiente, impedindo abusos, mas sempre o bom senso imperou. Nós não tentamos ter o controle pela força, mas usando o bom senso, quando o diálogo e a conversa não funcionavam, tivemos que usar a mão forte do estado”.
A reportagem flagrou a fiscalização tributária da Prefeitura o tempo todo presente em diversos espaços fiscalizando os ambulantes e comércios. “Quem estava regular era alguém que já havíamos conversado, já havíamos combinado o que podia e o que não podia, eles tinham passado por cursos, os ambulantes haviam recebido informações sobre a segurança de manipular alimentos, no final, esta fiscalização é para garantir a ordem, garantir que quem fez a inscrição tivesse o mercado para eles e também garantir que fosse brincar o carnaval ele tinha certeza de que estava consumindo produtos de alguém que existia oficialmente e que estavam preparados para aquilo”.
Comércio satisfeito
Com 30 anos de história no comércio farmacêutico, a Drogaria Guida está localizada em três pontos na cidade de Piúma. Alailson Garcia foi enfático, afirmou que nestas três décadas, indubitavelmente este carnaval foi incrível. “O verão foi ótimo, superou a nossa expectativa, o tempo colaborou. O melhor faturamento de todos os tempos da Drogaria Guida. Tudo na paz, a Polícia presente em todos os momentos, nota 10 para a gestão”, disse.
Quem está muito satisfeita com a temporada e o carnaval é a comerciante Beth Miranda, do Bodegas Lanches. “Verão maravilhoso, carnaval muito bom. Tudo muito bem organizado. Estamos terminando mais uma temporada de sucesso, são 30 anos aqui na orla, nada atrapalhou o nosso movimento, programação maravilhosa. Parabéns Piúma”, assegurou.
A reportagem conversou também com a Feira do Sol e Nágila Lana foi enfática, frisou que o verão foi mais curto, porém intenso e a Feira comercializou todos os stands trazendo oportunidades de negócios e fazendo a economia girar na cidade com aluguéis de imóveis pelos expositores, contratações e consumo local.
“Trabalhamos intensamente, foi um verão rápido, mas de muito movimento, Piúma recebeu milhares de turistas, foi lindo de ver, um mar de gente, aqui todos fizeram negócios e ganharam dinheiro, a Feira encerra esta temporada com muita gratidão. Ano que vem são 30 anos, vamos comemorar em grande estilo”, salientou Nágila.
fotos: PN24 Horas /Ascom PMP