“Estúdio Tocadisco”, contemplado pela Lei Aldir Blanc, busca fortalecer a cena musical do Espírito Santo. Primeira temporada terá 12 convidados e novos episódios serão divulgados a cada semana
O compositor capixaba acaba de ganhar uma nova plataforma para divulgar o seu trabalho. Trata-se do “Estúdio Tocadisco”, do produtor musical e compositor Diego Biazatti. A primeira temporada do canal, que terá 12 convidados, já está sendo gravada e os episódios estão sendo divulgados aos poucos no Youtube.
Gab Kruger, uma das produtoras executivas do canal, explica que cada session do projeto, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, não é apenas um vídeo com uma música de fundo e sim músicas tocadas com toda as nuances humanas e orgânicas de uma execução ao vivo. “A intenção é trazer uma experiência leve e orgânica, algo como escutar um disco no toca-discos da avó na sala de casa num domingo depois do almoço, na década de 80 e, ao mesmo tempo, uma experiência livre e inesperada como quando você escuta uma música tão boa que se sente abduzido”, defende..
Os artistas da primeira temporada foram convidados pela produção do canal, mas a intenção é abrir inscrição para que qualquer músico autoral, com ou sem trabalho lançado, possa gravar uma live session no canal – que, apesar do nome “live”, não é uma regra que a produção toda seja feita ao vivo de fato. E, para realizar novas temporadas, os produtores do projeto estão em busca de apoios e patrocínios.
Pluralidade
A iniciativa busca levar ao público um lineup que mescla compositores iniciantes e músicos consagrados, em apresentações intimistas onde cada artista convidado explica como se descobriu compositor, além de executar as suas principais canções.
Já estão no ar as sessions do cantor Samir Carim e da Suindara, banda da região do Caparaó capixaba, formada por três mulheres. A cada semana um novo episódio será disponibilizado para o público. Os próximos convidados são Fábio Carvalho, Murilo Hayashi, Manfredo, Marajah, Yuri Guijansque, Termiinal Band, B Melão, Diego Comum e um convidado ainda não confirmado.
Gravado em Guarapari, os cuidados com a pandemia foram tomados para garantir a segurança de todos os envolvidos no projeto. “É uma vibração única, cheia de encontros vacinados e de máscara, com músicas gravadas de frente para uma janela incrível com uma vista de tirar o fôlego, que faz o público geral ter uma experiência nova com cada artista e com cada música”, revela Alan Biazatti, produtor e irmão do idealizador do canal.
A equipe do Estúdio Tocadisco é formada por: Diego Biazatti (mix, master, trilha original/vinheta), Othon Almeida (direção de fotografia, captação e edição.), Gab Kruger, Letícia Kruger e Alan Biazatti (produção executiva). O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Governo Federal.
Serviço:
Estúdio Tocadisco – live sessions com compositores capixabas
Onde assistir: Youtube/ Estúdio Tocadisco
Acompanhe no Instagram: @estudiotocadisco
Episódio 1 – Samir Carim: https://www.youtube.com/watch?v=uOE89kHq7z4
Episódio 2 – Suindara: https://www.youtube.com/watch?v=GvbnH3u0ZRc