Marataízes foi beneficiada pelo Projeto de Patrimônio Vivo Capixaba, que disponibiliza recursos da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) a iniciativas que visam fortalecer a valorização das tradições culturais dos municípios.
Como parte dessa iniciativa, o Instituto Raízes, em parceria com a Academia Marataizense de Letras, realizou reunião para resgatar a história da Festa das Canoas, que celebra 115 anos em 2025, e das festas populares organizadas pela Academia em parceria com a municipalidade.
O encontro reuniu historiadores, pescadores e servidores municipais, que compartilharam relatos sobre a festa e sua importância para a identidade local, com destaque para o professor de história Cleber Pereira e o capitão PM Flávio Silva Moreira, que é filho de pescador.
Além do registro da Festa das Canoas, o projeto inclui a produção de um inventário cultural e um calendário com 20 festividades tradicionais do Espírito Santo, destacando o Encontro de Grupos Folclóricos e de Danças Típicas, promovido pela Academia Marataizense de Letras, com apoio da Prefeitura de Marataízes.