A Prefeitura de Marataízes realizou, na noite desta quinta-feira (20), a primeira Ação Técnica Cidadã voltada para a população em situação de rua no município. No total, foram abordadas e cadastradas 15 pessoas nessa condição no percurso entre a sede e o Porto da Barra.
Também foram verificadas as procedências e necessidades dos indigentes, como documentação, confecção de RG, alimentação, atendimento de saúde e prestada ajuda àqueles que desejam retornar para suas cidades. A equipe ainda forneceu a elas marmitas e kits de higiene.
A operação, que durou cerca de quatro horas, foi realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (Semasht), formadas por servidores do Centro de Atendimento Especializado em Assistência Social (Creas), do Centro Pop, do Cadastro Único e da Assessoria Técnica. Também apoiaram a iniciativa a Polícia Militar e as secretarias municipais de Saúde, Serviços Urbanos e Defesa Social (Guarda Municipal), Defesa Civil e os guarda-vidas.

Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, todas as abordagens foram muito tranquilas e guardas e policiais apenas observaram de longe. Em entrevista à imprensa, o secretário de Assistência Social, Eduardo Bitencourt, falou sobre os objetivos da Ação Cidadã.
“Nós estamos realizando um cadastro e um censo da população em situação de rua em Marataízes, para verificar quais as necessidades dessas pessoas e encaminhá-las aos nossos equipamentos. Avalio esta primeira noite da Ação Cidadã como um sucesso. Colocamos nossos equipamentos para funcionar efetivamente após assumirmos a gestão municipal e estamos colocando em prática a política de ação social”, afirmou.