A Casa Roxa Cultural, com sede em Marataízes, vai realizar no próximo sábado (24) a “2ª Semana +Visibilidade +Orgulho”. O evento faz referência ao mês de luta pelos direitos e pela valorização da população LGBTQIAPN+ sul capixaba. Na ocasião, membros da comunidade sul capixaba LGBTQIAPN+ lançarão um Manifesto Público em prol da garantia dos direitos igualitários à diversidade.
A segunda edição do evento contará com palestras, rodas de conversa, serviços de saúde, feira de artesanatos e apresentações artísticas, tudo de forma gratuita.
Preconceito
Guilherme Nascimento, fundador da Casa Roxa e idealizador do projeto, conta que, para a segunda edição do evento tornar-se realidade, foi necessário o enfrentamento da comunidade LGBTQIAPN+ da região contra ações que julga preconceituosas.
“Muitos jovens LGBTs da comunidade cometem suicídio por bullying escolar, e que o preconceito se estende ao mercado de trabalho. Estamos vivendo pouco porque a violência está nos matando, um de nós morre por dia no Brasil”, disse.
Para o ativista, as pessoas não estão dando a devida atenção ao preconceito de gênero enraizado na sociedade. “Infelizmente nós (LGBTs) prestamos quando estamos servindo atrás de uma mesa de costura, num salão de beleza, atrás de um fogão, ou quando usam nossos perfumes e escutam nossas músicas, mas quando cobramos mais segurança e cidadania já não prestamos mais”, desabafou.
Por fim, Guilherme Nascimento denunciou que sofreu ataques com desinformação contra o movimento. “Depois das graves fakenews com artigo criminoso, associando nosso projeto a orgia, drogas e baderna, e retiradas de apoios essenciais, realizar a edição desse ano está sendo realmente um ato de resistência”, concluiu.
Parceria
O projeto realizado pela Casa Roxa conta com a parceria de diversas instituições culturais e de direitos humanos da região, tais como: Coletivo Pedra de Cachoeiro de Itapemirim, FEPNES de Itapemirim, JM28 de Piúma, OOLDH de Anchieta, DRC de Guarapari e o Mães pela Diversidade com sede em Vila Velha.
A proposta foi aprovada nos editais da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), como recursos do Funcultura. Na primeira edição do projeto recebeu a premiação de reconhecimento DiversidadES da Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo por sua relevância para a sociedade capixaba.
Não é necessária inscrição prévia. Todos os participantes receberão um certificado de participação. As ações serão transmitidas via live pela página oficial da @casaroxacultural no Instagram.
Mais informações atravésdonúmero(28)99977-3921,[email protected].
Programação
Local: rua Simões, nº55, Cidade Nova, Marataízes/ES
10h00– Café da manhã de acolhimento com leitura de poesias LGBTQIAPN+
10h30 – Abertura* – “LGBTQIAPN+: mais do que letras, pessoas” com Guilherme Nascimento da Casa Roxa Cultural
11h00 – Falas da Diversidade – 1ºYasmin (Psicóloga CRJ Cachoeiro)/ 2ºMonica Coletivo Mães pela Diversidade/ 3ºYasminPedroni (Cabeleireira e Influencer)
12h00 – Apresentação artística: 1º Dança Afro Brasileira com Aleh / 2º Recitação de Música e Dança com jovens LGBTs do CRJ Cachoeiro
13h00 – Palestra: “Violência à população LGBTQIAPN+ e enfrentamento da discriminação” com Mestre Educador Iago Santos
13h40 – Apresentação artística – 3º Opulence Ini / 4º DJ ELECKTRA e BRANDÃO Coletivo DRC de Guarapari
14h00 –Encerramento com Ato/Manifesto Mais Visibilidade, Mais Orgulho
14h30 – Coffee Break de Encerramento
***Abertura da Feira de Artesanato.
** Paralelamente ao Coffee Break será disponibilizado para os participantes do evento sessões de terapias/massagem em Tendas para Saúde LGBTQIAPN+, mediados pelo Espaço Zen de Itapemirim.