A tradicional Festa das Canoas de Marataízes terá que ser em novo formato esse ano. Em virtude da pandemia, não haverá procissão marítima, que será substituída por uma carreata, logo após a missa, que acontece às 9h na igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, na Praia Central.
A Festa das Canoas completa 111 anos e quem for à missa deverá utilizar máscara e respeitar o distanciamento social. A Paróquia Santíssima Trindade vai fazer a transmissão on-line das celebrações pelo seu perfil no Facebook.
Tradição
A tradição começou no ano de 1910, sempre no segundo domingo de março, a Festa das Canoas surgiu a partir de uma promessa feita pelos pescadores da época ao Divino Espírito Santo e à Santa Padroeira do Município, Nossa Senhora da Penha.
Conta a história que os pescadores, movidos pela fé, acreditavam que a pesca voltaria a ser farta a partir da intercessão a Deus através do Divino Espírito Santo e fizeram uma promessa, anos mais tarde a imagem de Nossa Senhora da Penha foi inserida nas festividades. Com o atendimento das preces, passaram a louvar a Deus com a festa, realizando uma procissão marítima pela Praia Principal, desfile da Bandeira do Divino e a tradicional Missa dos Pescadores.
Este ano o foco esteve todo na espiritualidade ressaltando as celebrações das Missas e as históricas procissões, terrestre e marítima, que reuniu milhares de fiéis na Praia Central de Marataízes.
Para a cachoeirense Shirley Santana, 53 anos, que todo ano vem para assistir às missas se declarou encantada com a com a procissão, diz que adorou o resgate da tradição religiosa da festa. “Tenho casa em Marataízes e aguardo todo ano essa festa, não importa se tem shows ou não, porque esse momento é o mais emocionante. Parabéns a todos que organizaram os festejos deste ano, mais um ano de muita emoção!”, disse com os olhos fixos no mar.