Marataízes recebe, na próxima segunda-feira (24), a Exposição Tekoa, que percorreu São Mateus e Colatina e agora chega ao município para sua última etapa. A mostra traz um acervo artístico e cultural de grande importância para a valorização das raízes indígenas e afro-brasileiras no Espírito Santo, e ficará disponível gratuitamente até o dia 27 de fevereiro.
A exposição apresenta obras de arte dos deuses indígenas mais cultuados no Brasil, com ilustrações feitas à mão pelo artista Edson Pedroza, além de objetos ancestrais em barro, que representam a manufatura e os saberes dos povos originários.
Durante a abertura oficial, às 11h00, o público poderá participar de um momento especial de interação e também receber exemplares gratuitos dos livros “Curumim Yby”, que aborda a mitologia indígena brasileira, e “Amadé Ayé”, que retrata os Orixás de matriz africana mais cultuados no Espírito Santo.

Exposição Exclusiva em Marataízes
Além do acervo sobre os deuses indígenas, a exposição em Marataízes contará com um diferencial especial: um acervo complementar de ilustrações dos Orixás, criadas pela artista Endilly Nascimento, da comunidade quilombola de Graúna.
Segundo o ativista cultural Guilherme Nascimento, que participa da organização do evento, “a junção dessas culturas originárias evidencia a força da ancestralidade, promovendo o respeito à diversidade e combatendo a intolerância religiosa e o racismo”. Ele ainda acrescenta que a exposição propõe, através da arte, um espaço de aprendizado, respeito e celebração das matrizes culturais que compõem a identidade capixaba.
Mais informações:
Casa Roxa Cultural – (28) 99977-3921 | [email protected]