A Festa das Canoas, tradicional em Marataízes, Sul do Espírito Santo, completa 115 no próximo dia 9 de março. Entre os dias 06 ao 09 haverá uma programação festiva em homenagem a Nossa Senhora da Penha, mas o ponto alto é a missa seguida da Procissão Marítima na Praia Central, que reúne milhares de fiéis.
A tradição começou quando um grupo de pescadores de Marataízes passava por um momento difícil, uma época de poucos peixes. Foi então que eles fizeram uma promessa para Nossa Senhora da Penha, de que se a pesca voltasse a ser farta, fariam uma festa em homenagem a santa em todo segundo domingo de março. A prece foi atendida e a festa já existe há mais de 100 anos, reunindo cada vez mais fiéis.
Para Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo diocesano, a celebração é um resgate e fortalecimento da tradição. “Essa festa nunca deixou de ser realizada, porém buscamos, cada vez mais, incentivar essa tradição que nasceu entre os pescadores e as marisqueiras, para que se fortaleza e perpetue”, disse.
Segundo o pároco local, padre Antônio Marcos Moura, há momentos muito fortes nessa festa “a devoção, a certeza de que o Espírito Santo guia o seu povo e a igreja, e ao mesmo tempo a presença de Nossa Senhora. Por isso a presença das fitas na bandeira do Divino e esse carinho com a Virgem Maria querem reforçar exatamente isso, que com Deus e mesmo em meio a tantos desafios, nós podemos perseverar em nossa caminhada. Por isso que alimentar a nossa devoção e ao mesmo tempo alimentar na vida do povo o sonho de Jesus na construção de um reino de justiça e de fraternidade”, falou.
A Santa Missa acontecerá na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, às 09h, na Praia Central, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa. Após a celebração religiosa os fiéis seguirão para a Praia Central, para a Procissão Marítima com a imagem de Nossa Senhora da Penha. Os barcos sairão do local, seguirão até a lagoa funda, retornando para a Praia da Colônia.
Serviço:
Festa das Canoas
Dias 06 a 08 de março: Tríduo preparatório com Santa Missa às 19h00
Dia 09 de março (Domingo):
09h – Santa Missa com Dom Luiz Fernando CP
10h – Procissão Marítima
19h – Santa Missa com Pe. Antonio Marcos
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha (Av. Miramar, 145 – Centro, Marataízes)