A Paróquia Santíssima Trindade de Marataízes deu início ontem, quinta-feira (7), à 114ª Festa das Canoas. Durante todo o fim de semana haverá uma programação festiva em homenagem à Nossa Senhora da Penha, mas o ponto alto será a missa seguida da Procissão Marítima na Praia Central, que reúne milhares de fiéis.
A tradição começou quando em 1910 um grupo de pescadores de Marataízes que passava por um momento difícil, uma época de fracasso nas pescas. Foi então que eles fizeram uma promessa para o Divino Espírito Santo, de que se a pesca voltasse a ser farta, fariam uma festa em sua homenagem todo segundo domingo de março. A prece foi atendida e a festa já existe há mais de 100 anos, reunindo cada vez mais fiéis.
Segundo a comissão da festa, neste ano 10 embarcações participarão da Procissão, saindo da Praia Central, até a Praia de Lagoa Funda e retornando até a Praia da Areia Preta. O barco “Rodrigues M” do jovem pescador Orlando Fernandes da silva, o Nando, estará mais uma vez na procissão.
“É uma honra fazer parte desse momento tão emocionante e importante para a classe pesqueira. Tenho muito orgulho de ser filho de pescador e há mais de 20 anos estou na profissão. Meu pai sempre participou dessa festa e vou ensinar aos meus filhos a respeitar e a manter a tradição viva em nosso município.” Diz Nando.
A Santa Missa com benção e procissão marítima acontece no domingo, 10, partir das 09 horas. Além da parte religiosa, a 114ª Festa das Canoas contará com uma programação cultural.
Confira abaixo a programação:
Sexta (8)
18h30 – Terço
19h – Celebração da Palavra
20h – Show Banda Vixland
Sábado (9)
15h – Apresentação cultural
18h30 – Adoração
19h – Celebração da Palavra
20h – Apresentação cultural
Domingo (10)
08h – Terço
09h – Santa Missa
10h30 – Benção / Procissão Marítima
20h – Show com Ministério nos Braços da Mãe