A ONG Caminhadas e Trilhas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Marataízes (PMM), representada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está realizando, nesta Semana da Árvore, o plantio de 100 mudas grandes de castanheiras na Praia Central. Parte das árvores já podem ser observadas em terreno próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, no centro da cidade.
Intitulado Projeto “Florestas Urbanas – Marataízes”, esta é a primeira etapa do projeto de arborização da Praia Central, uma demanda antiga tanto da ONG quanto da comunidade. O projeto já está finalizado e será implementado na próxima gestão municipal.
O Projeto Florestas Urbanas é um convênio entre a ONG e a Unimed Sul Capixaba, desenvolvido por meio do Edital Ciclo 2024/2026. Além do plantio na Praia Central, o convênio contempla o incremento de árvores de restinga, a proteção das corujas-buraqueiras e a preservação da Matinha de Domingos Martins (Cinturão Verde), além de outras ações voltadas para a conservação ambiental.
“Cuidar da cidade com árvores que proporcionam sombra, ar puro e beleza, além de promover ganhos para a biodiversidade, sempre foi o principal objetivo da ONG Caminhadas e Trilhas. Em Cachoeiro, por exemplo, o Projeto Florestas Urbanas já plantou 380 mudas, que em sua maioria se tornaram árvores frondosas”, disse João Luiz Madureira, um dos coordenadores do projeto.
João Luiz também demonstra preocupação com as mudanças no clima, que vêm provocando seguidos desastres naturais no país e mesmo no planeta. “Em um momento em que o meio ambiente demonstra sinais claros de fragilidade, a preservação ambiental deve ser nossa maior prioridade”, concluiu.