O Novenário de Nossa Senhora dos Navegantes, considerada um das mais antigas festas religiosas do Espírito Santo, começa nesta sexta-feira (24) com a tradicional Novena, em Marataízes. Este ano, o evento manterá a tradicional procissão fluvial no encerramento da festa, em 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município.
No dia da padroeira haverá alvorada, às 5h00, com ato de consagração pelos 136 anos da festa e missa, às 9h00, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, próximo ao porto da Barra.
Logo após a missa, os fiéis seguirão a pé com a imagem e o andor, no formato de um barco, até o porto, nas proximidades do Trapiche. A seguir, os devotos seguirão em seus barcos acompanhando a imagem de Nossa Senhora.
A atividade tem o objetivo de envolver os pescadores e ribeirinhos no evento religioso. Além da missas e celebrações diárias, a programação terá outras atividades especiais para envolver o público católico e os fiéis. (Confira a programação completa abaixo).
Cada dia do novenário contará com um tema específico: nesta sexta-feira a reflexão é “Maria, Mãe da Criação”.
“Estamos trabalhando com todas as pastorais da comunidade (Nossa Senhora dos Navegantes) e convidamos diversos grupos de música e liturgia das 27 comunidades que compõe nossa paróquia, para participarem dessa festa centenária”, explicou a coordenadora da CEB. Nossa Senhora dos Navegantes, Larissa Cardoso Moreira.
Ainda segundo a coordenadora, a procissão nas águas é uma forma de inclusão a todas as famílias, principalmente dos pescadores. “Vamos fazer uma procissão fluvial, é um forma dos devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira dos marinheiros e pescadores pedirem e agradecerem por sua proteção contra os perigos do mar”, destacou. A expectativa é de que centenas de pessoas participem do último dia da festa religiosa.
Nossa Senhora dos Navegantes
A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes remonta à Idade Média, na época das Cruzadas, e está intimamente ligada ao título “Estrela do Mar”. Naquele tempo, os cruzados atravessavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina para proteger os peregrinos e os lugares santos dos infiéis. Tendo em vista os perigos que enfrentariam, esses bravos homens invocavam a Santíssima Virgem Maria pelo nome de “Estrela do Mar”, pois, sob esse título, ela era conhecida como aquela que protegia os navegantes, mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a sua chegada.
Antes das travessias, os navegantes participavam da Santa Missa, na qual pediam proteção de Nossa Senhora dos Navegantes para enfrentar, com coragem, os perigos do mar, as tempestades e os ataques dos piratas. Com o início das grandes navegações, por parte dos portugueses e espanhóis, e a descoberta de novas rotas comerciais e terras pelo mundo, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes cresceu ainda mais e chegou a terras cada vez mais longínquas. Sob esse título, a Santa Virgem é a padroeira dos navegantes e dos viajantes, e é também chamada de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Confira a programação completa:
24/01 – Sexta-feira
19h: Novena
19h30: Diác. Marcos Valério
25/01 – Sábado
19h: Novena
19h30: Mons. Dalton Penedo
26/01 – Domingo
08h: Missa dos Pescadores
19h: Novena
19h30: Pe. Josimar Pirovani
27/01 – Segunda-feira
19h: Novena
19h30: Frei Cleber Abel dos Santos, OFM.Cap
28/01 – Terça-feira
19h: Novena
19h30: Diác. César
29/01 – Quarta-feira
19h: Novena
19h30: Pe. João Vitor Preato
30/01 – Quinta-feira
19h: Novena
19h30: Frei Luiz Fernando Turque Duarte OFM. Cap
31/01 – Sexta-feira
19h: Novena
19h30: Pe. Joselito Ramalho
01/02 – Sábado
19h: Novena
19h30: Pe. Antônio Marcos
20h30: Procissão Terrestre
02/02 – Domingo
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
05h: Alvorada
08h: Terço Mariano com Terço dos Homens
09h: Santa Missa – Dom Luiz Fernando Lisboa
10h: Procissão Fluvial
12h: Almoço com porções variadas
Fonte: Diocese de Cachoeiro