A prefeitura de Marataízes publicou na noite dessa sexta-feira (26), um decreto suspendendo o expediente presencial entre os dias 29 e 31 de março, deixando todos os servidores em sistema de home office. Apenas os serviços essenciais, como os de Saúde e Assistência Social, por exemplo, continuarão funcionando. Os dias 1 e 2 de abril já seriam ponto facultativo, em virtude do feriado de Páscoa.
Com a prorrogação da quarentena do dia 31 de março para o dia 4 de abril, anunciada pelo governador Renato Casagrande, com regras mais rígidas, como a proibição de circulação de ônibus para o transporte coletivo urbano, intermunicipal e interestadual, além do agravamento da crise da pandemia, com o aumento no número de casos e mortes e maior taxa de ocupação na quantidade de leitos, a prefeitura decidiu determinar que os servidores fiquem em sistema home office na próxima semana.
“Infelizmente, a situação atual é preocupante e foi preciso adotar novas determinações para tentarmos conter a disseminação da doença. Não é feriado prolongado, nem folga ou férias. É apenas uma adequação na forma de trabalhar. Todos os servidores devem estar sobre aviso e prontos para atender as demandas”, comentou a secretária municipal de Governo, Andrea Longue.
Outra medida adotada foi a antecipação do pagamento do salário dos servidores para essa sexta-feira, por conta de as agências bancárias estarem proibidas de funcionar na próxima semana.