Marataízes será o primeiro dos 78 municípios do Espírito Santo a receber a consultoria sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões no âmbito do Programa Cidade Empreendedora Mais, do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/ES). A consultoria será realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), como instituição credenciada do Sebrae para o atendimento. A iniciativa ocorre no âmbito de uma parceria do SEBRAE/ES com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES).

O atendimento em Marataízes será realizado pelo consultor do IEL, Rafael Chamon, especialista no tema. Por meio da parceria com a Prefeitura, várias secretarias e órgãos do primeiro escalão municipal irão participar de uma jornada de consultoria de três a quatro meses.
Participarão, por exemplo, a pasta do Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLADES), que está à frente da parceria com o programa do SEBRAE, Procuradoria Geral e as secretarias de Obras e Urbanismo, Governo entre outras.
O objetivo é criar uma equipe multisetorial na Prefeitura, especializada em todo o mecanismo das concessões e da realização das PPPs, melhorando o ambiente de negócios e facilitando a instalação de futuros empreendimentos das mais diversas áreas no Município. A consultoria capacitará e orientará uma equipe técnica da Prefeitura para identificar, priorizar, planejar ações para implementação de PPPs e concessões.
Essa equipe aprofundará sua competência na formatação de PPPs e concessões buscando resolver gargalos de limitação orçamentária para investimentos em infraestrutura e melhoria dos serviços públicos do Município. Será uma equipe técnica capacitada para identificar e priorizar os segmentos com potencial de concessão e PPPs e um plano de ação com os passos e condições para implementação.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Luciano Sansão Teixeira, a parceria entre a Prefeitura, o SEBRAE/ES e a FINDES vai alavancar o crescimento local com sustentabilidade e credibilidade. “Marataízes sai na frente no Espírito Santo nesta iniciativa muito importante. É uma oportunidade imensa para alavancar a nossa economia, garantindo ao mesmo tempo geração de empregos, aumento da renda da população e destaque para Marataízes em todo o Estado”, disse.
O prefeito Toninho Bitencourt, por sua vez, ressaltou a importância da consultoria com o objetivo de implementar PPPs e concessões em Marataízes. “Queremos que a inovação seja uma das principais marcas da nossa gestão. Desta forma estamos investindo no crescimento do Município, no fortalecimento da nossa economia e o mais importante: na melhoria da qualidade de vida de toda a população marataizense”, afirmou.
O Programa Cidade Empreendedora Mais é uma iniciativa que busca transformar cidades em ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo com foco no aprimoramento da gestão pública para criar condições que incentivem o desenvolvimento empresarial, fortalecimento da economia local e apoio aos pequenos negócios.
A proposta é aprofundar e expandir as políticas de apoio ao empreendedor já implementadas pelo SEBRAE/ES, tornando as cidades ainda mais dinâmicas e preparadas para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor robusto e inovador.
por Ricardo Mignone – jornalista


![[Itapemirim] Jesus no Litoral 2026 começa nesta sexta-feira (9)](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/01/Jesus-no-Litoral-2026-350x250.jpg)
![[Cachoeiro] Fim da linha: PC prende ladrões de cobre que furtaram UPA do Marbrasa](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/01/74fa65a5-79bb-4d81-9015-dcce2db3ef70-350x250.jpg)



