A primeira reunião de transição do governo de Marataízes aconteceu na manhã desta segunda-feira (4), às 10h00, na sede da Prefeitura Municipal. O encontro foi considerado positivo pelas equipes do prefeito eleito, Toninho Bitencourt (Podemos), e do atual prefeito, Tininho Batista.
A reunião ocorreu com atraso de 28 dias, conforme determina a Lei Orgânica de Marataízes, que prevê que o processo seja iniciado logo após a proclamação dos resultados eleitorais pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Entretanto, as equipes nomeadas para realizar o processo sucessório-administrativo mostraram disposição trabalhar em conjunto na realização de um levantamento detalhado da situação financeira, fiscal e patrimonial do município.
Luiz Fernando Pedra, coordenador da equipe de transição de Toninho, elogiou o encontro. “A recepção que tivemos hoje foi extremamente positiva e reforça nossa confiança em uma transição produtiva. Estamos prontos para atuar de forma colaborativa, com transparência e respeito ao interesse público” destacou.
Com o processo já em andamento, as equipes passam a trabalhar para agilizar as análises e assegurar uma transição organizada e sem prejuízos para a população, preparando o terreno para a nova gestão que se inicia em janeiro de 2025.
Ordem na casa
O decreto assinado pelo atual prefeito, Tininho Batista, normatizando a transição, prevê que os pedidos de informações deverão ser feitos formalmente, vetando o acesso pessoal e direto dos membros da Equipe de Transição às dependências administrativas da Prefeitura para este fim, a não ser que sejam devidamente autorizados por Tininho.
Por outro lado, os servidores municipais lotados nos gabinetes da Administração Pública Municipal Direta e Indireta ficam obrigados a fornecer as informações solicitadas pela Comissão de Transição de Governo, bem como a prestar o apoio técnico e administrativo necessários aos seus trabalhos, sob pena de responsabilização.
Atendento solicitação da equipe de Toninho Bitencourt, a atual administração ofereceu uma sala, localizada no antigo CEMM, à avenida Grazieli Zelter Gazzani, no bairro Cidade Nova, para que concentrem seus trabalhos. Também ficou definido que as próximas reuniões de trabalho entre as respectivas equipes acontecerão nos dias 19 de novembro e 02 de dezembro. A expectativa é de que nestas datas boa parte dos 17 documentos e relatórios solicitados à Administração Municipal já tenham sido entregues e analisados.
Confira como ficaram as equipes de transição.
Da gestão atual:
Umberto Batista da Silva Júnior (Coordenador)
Renata de Oliveira Lino
Marciana da Silva Scherrer Motté
Vânia Mara Laurindo Gomes
Wagner José Elias Carmo
Ana Paula Milan Laiber Calixto
Do prefeito eleito:
Luiz Fernando Silva Pedra
Thiago Pereira Sarmento
João Batista Filho
Rafael de Souza Marvila
Jorge Luiz Benevides de Oliveira
Josiene da Costa Pinto Pereira
Fonte: DOM (Diário Oficial de Marataízes)