A rede municipal de ensino de Marataízes está desenvolvendo, ao longo do ano letivo, o projeto “Nossa História, Nossa Gente”, uma realização do Sebrae e a Secretaria Municipal de Educação. O programa integra o eixo da Educação Empreendedora e envolve 38 escolas públicas, incluindo a APAE, alcançando mais de 8 mil estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e superando mais de 30 mil atendimentos.
O projeto busca fortalecer o vínculo identitário entre os estudantes e o território, valorizando a memória das comunidades, o papel de personagens locais, a história das instituições de ensino e as vocações culturais e econômicas de Marataízes.
“Quando estudantes reconhecem o lugar onde vivem como fonte de história, pertencimento e oportunidade, eles constroem visão de futuro com mais autonomia e significado. É disso que trata a Educação Empreendedora,” destaca Kelly Machado Premoli, analista do Sebrae/ES e gestora do Projeto Educação Empreendedora no município. No projeto abordamos os comportamentos empreendedores, mas inovamos também em adotar o turismo como eixo transversal de capacitações e trabalhos, incentivando que os alunos se tornem embaixadores do próprio município.
Uma das entregas estruturantes do projeto será o lançamento do livro ‘Identidade Maratimba: uma história para chamar de minha’, material paradidático produzido especialmente para professores e estudantes da rede, apresentando narrativas documentadas, referências históricas e elementos culturais que constituem a identidade maratimba.
Também foi desenvolvido o ‘Guia Temático e de Aplicações Educacionais: Marataízes’, um material de referência para apoiar estudantes e docentes na elaboração de projetos pedagógicos e atividades educacionais relacionadas ao território, patrimônio, economia, cultura e identidade local, favorecendo práticas investigativas e interdisciplinares.
O Memorial do Patrono das escolas, que compõe outra dimensão central da proposta, foi criado pela coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Educação, professora MSc. Laryssa da Silva Machado, a partir de pesquisa histórica e levantamento documental dos personagens que dão nome às unidades escolares.
Ao longo do ano, os estudantes desenvolveram trabalhos orientados por seus professores, explorando as temáticas Patrono, História, Patrimônio, Artes e Ofícios e Personagens, sempre contextualizadas no território do entorno da escola, valorizando saberes locais, memórias familiares, tradições, modos de vida e vocações culturais e produtivas da comunidade.
“O projeto ‘Nossa História, Nossa Gente’ é um marco na educação de Marataízes e, com certeza, será referência para outros municípios do estado e do país. A Feira será a mostra pública dos trabalhos desenvolvidos nos colégios do município ao longo do ano. As publicações, por sua vez, representam o começo de novos trabalhos que poderão ser desenvolvidos nos próximos anos. Pela primeira vez todas as escolas de Marataízes estão falando sobre Marataízes, com a expectativa de continuarem falando sobre o município por muito tempo”, destaca Laryssa Machado, coordenadora do projeto pela Secretaria Municipal de Educação de Marataízes.
O processo culminará na Feira Educacional ‘Educação que Transforma: Nossa História, Nossa Gente’, que se realizará no dia 28 novembro, na Escola José Marcelino, a mais antiga de Marataízes (1912), momento em que escolas e comunidades compartilharão suas pesquisas, produções artísticas e projetos colaborativos.
Para o secretário municipal de Educação, Jorge Luiz Benevides, “a escola é um espaço de memória viva. Quando valorizamos nossa história, fortalecemos nossa identidade coletiva e cultivamos orgulho de quem somos.”
Sebrae – O Sebrae/ES desenvolve ações de fomento ao empreendedorismo, à inovação e ao desenvolvimento territorial. Na Educação Empreendedora, atua para inspirar estudantes e professores a construírem processos de aprendizagem significativos, criativos e conectados à realidade dos territórios onde vivem. Nosso propósito é gerar prosperidade e favorecer o desenvolvimento territorial, tendo o turismo como um dos segmentos estratégicos.



![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



