O município de Marataízes está sendo palco do MarataRap Formativo, uma das maiores manifestações em prol da cultura hip-hop capixaba. O evento começou nesta sexta-feira (29), às 9h00, e segue até amanhã (30), na Academia de Lutas e Ginástica do bairro Santa Tereza, localizada à rua Elias Silva, Nº150. A entrada é gratuita.
Durante dois dias, os participantes terão acesso a palestras, oficinas e rodas de conversa mediadas por especialistas, com foco no empoderamento de jovens rappers e na valorização das vivências periféricas, negritude e resistência.
As atividades são conduzidas por profissionais experientes da cultura hip-hop, tendo os seguintes mediadores: Guilherme Nascimento, Educador e gestor cultural; Lucas Alves, Fotógrafo e videomaker; Hiago Paz, Músico e ativista; Rodolpho Wayne, Rapper e compositor; JP Pires, Artista e produtor musical.
Segundo Guolherme Nascimento, o MarataRap tem como objetivo capacitar jovens talentos para que desenvolvam suas carreiras musicais de forma profissional, com ferramentas práticas e teóricas. “Além disso, o projeto valoriza a cultura periférica, promovendo inclusão, resistência e representatividade através do rap e do hip-hop”, disse.
Veja a programação completa:
Sexta-feira, 29
9h às 10h30: Palestra: Empreendedorismo na Arte Periférica – Guilherme Nascimento
10h30 ao meio-dia: Oficina: Construção de Rider Técnico – Guilherme Nascimento
13h30 às 15h: Oficina: Gestão de Marca – Guilherme Nascimento
15h às 17h: Oficina: Uso Básico de Câmeras – Lucas Alves
18h às 19h: Palestra: Rap como Expressão Cultural e Política – Hiago Paz
19h às 20h30: Oficina: Criando Letras e Flows – Rodolpho Wayne
Sábado, 30
9h às 10h30: Roda de Conversa: Clipe como Produto e sua Importância – Lucas Alves
10h30 ao meio-dia: Oficina: Escrevendo um Projeto Cultural – Guilherme Nascimento
13h30 às 15h: Oficina: Produção Musical – JP Pires
15h às 16h30: Workshop: Presença de Palco e Performance – JP Pires
17h às 19h: BATALHA DE RAP
Premiações:
1. Três meses de orientação para Plano de Carreira.
2. Gravação de uma Música.
3. Produção de um videoclipe exclusivo.
Realização e Parceria:
Este é um projeto do MarataRap, realizado através dos Editais Funcultura da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, em parceria com a Casa Roxa Cultural.
Acesso:
A entrada é gratuita e aberta ao público, com foco especial em jovens periféricos e artistas emergentes da cultura urbana.