O governador Renato Casagrande anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), o nome do novo secretário estadual de Segurança Pública. Quem assume o cargo é o atual superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas.
O anúncio foi feito pelas redes sociais do governador, que fez a seguinte afirmação em relação ao que definiu sua escolha: “A continuidade e fortalecimento das ações do Estado Presente são condições fundamentais para garantirmos o acesso da população mais vulnerável às políticas públicas e de tornar o estado cada vez mais seguro. Seguimos nesse caminho”, postou Casagrande.
Ricas substitui o coronel Márcio Celante, que estava interino no cargo desde que Alexandre Ramalho deixou a função no início de fevereiro para se dedicar a projetos políticos eleitorais. O nome de Ramalho é ventilado para a disputa pela Prefeitura de Vila Velha nas eleições de outubro.
Queria ser governador
Ricas já foi secretário estadual de Justiça (2013-2014), no primeiro governo Casagrande, e de Controle e Transparência (2015-2018), na gestão do ex-governador Paulo Hartung (sem partido).
O novo secretário, com perfil de centro-direita, chegou a cogitar em se lançar candidato na disputa eleitoral de 2022 para o cargo de governador, incentivado pelo ex-governador Paulo Hartung. A empreitada, todavia, não foi adiante.
Confira a postagem do governador Renato Casagrande: