O Ministério da Educação (MEC) deu início ontem (21) o prazo para adesão das instituições à linha de fomento do Itinerário da Formação Técnica e Profissional, um dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. O objetivo da ação é fomentar a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional que componham o Itinerário da Formação Técnica e Profissional por meio de parcerias que contribuirão para o aumento de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, além de ampliar as possibilidades de formação técnica aos jovens.
Poderão participar da ação as redes públicas de ensino que ofertem o ensino médio e instituições parceiras que ofertem cursos técnicos e de qualificação profissional. As redes apresentarão as demandas e o MEC, por meio do Programa Qualifica Mais, repassará recursos às instituições parceiras. O projeto busca uma aproximação entre os atores envolvidos, disponibilizando recursos para o custeio das ofertas.
Está previsto o investimento de R$ 200 milhões, até 2024, para auxiliar na formalização das parcerias que elevarão o número de matrículas na Educação Profissional e Tecnológica. O período para as instituições aderirem a essa linha de fomento é de 21 de março a 29 de abril.
Novo Ensino Médio
O Itinerário da Formação Técnica e Profissional é uma das opções de escolha do estudante no Novo Ensino Médio. Além de cursar um conteúdo comum, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes possam construir, entre cinco itinerários formativos, sua própria trajetória de estudos. Os itinerários são: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.
Com informações da Ascom SETEC