Fórum Nacional de Inclusão Financeira acontece em Porto Velho (RO), nos dias 27 e 28. A operação de microcrédito do Banestes, via Programa Nossocrédito, será o principal case do evento
A operação de microcrédito do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) será o case de destaque apresentado durante o Fórum Nacional de Inclusão Financeira e Democratização do Acesso ao Crédito, que acontece na próxima segunda-feira (27) e na terça-feira (28), em Porto Velho, Rondônia. O evento é promovido pelo Governo do Estado de Rondônia e vai reunir personalidades do Sistema Nacional de Fomento (SNF), dos Governos Federais e Estaduais e de organizações não-governamentais com foco na inclusão financeira.
Com a ideia de discutir os caminhos para a estruturação de uma política pública de desenvolvimento econômico mais sustentável e inclusivo, o Programa Nossocrédito, administrado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e operado pelo Banestes, será apresentado com destaque no painel “Microcrédito Produtivo Orientado – Cases de Sucesso”.
Neste ano, o Programa Nossocrédito completou 20 anos de atuação e alcançou a marca de R$ 1 bilhão concedidos aos microempreendedores, em mais de 170 mil operações. O principal objetivo do Programa Nossocrédito é apoiar os empreendedores do Espírito Santo, ofertando microcrédito orientado, com condições de pagamento diferenciadas no mercado.
O Banestes é o agente financeiro exclusivo do Programa Nossocrédito, que promove inclusão social, geração de emprego e renda, além do desenvolvimento local, por meio das linhas de microcrédito. O banco capixaba é reconhecido como uma referência nacional em operações de microcrédito.
O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destaca a representatividade do microcrédito para a história do banco. “O Banestes conquistou um espaço muito relevante no contexto brasileiro de operação de microcrédito. Somos uma referência nacional no assunto, graças ao desempenho do Programa Nossocrédito. Estamos mantendo o nosso compromisso com a democratização do crédito e com a inclusão social e financeira da sociedade capixaba, por meio da carteira de microcrédito. Fazemos a diferença na vida de muitos capixabas com a oferta de crédito com condições diferenciadas a empreendedores de menor porte”, disse.
Novas taxas e linha de crédito
Nesta terça-feira, foi implementada a operacionalização da nova linha de crédito do Programa Nossocrédito, para os empreendedores formados no Programa Qualificar ES, o “Nossocrédito QualificarES”.
A nova linha visa facilitar o acesso ao crédito para os empreendedores formados do programa QualificarES, oportunizando por meio do financiamento, que oferece o menor juros do mercado, trabalho e renda, para aqueles que desejam empreender. Trata-se de uma linha pensada e estruturada com condições operacionais facilitadas com a finalidade de impulsionar novos pequenos negócios.
Na ocasião, foram anunciadas ainda a redução da taxa de juros de duas linhas do microcrédito, a linha Microcrédito Juntas e a linha Juventude Empreendedora, que agora partem de 1,19% ao mês. Ao todo, o programa conta agora com quatro linhas de crédito.