O Ministério dos Transportes (MT) deu mais um passo no sentido de viabilizar a construção da ferrovia que ligará a região metropolitada do Espírito Santo ao Porto do Açu, no estado do Rio de Janeiro, passando pelos municípios de Anchieta e Presidente Kennedy, onde está sendo construído o maior complexo portuário sul capixaba, o Porto Central.
Na manhã desta segunda-feira (27),o MT realizou, em Brasília, uma sessão pública híbrida para coletar sugestões e contribuições da sociedade sobre a concessão da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). A iniciativa buscou envolver cidadãos e especialistas na discussão sobre a implantação e exploração desta infraestrutura ferroviária, que ligará São João da Barra (RJ) a Anchieta (ES).
A ferrovia EF-118, com 575 quilômetros de extensão, será um marco para a integração ferroviária no Sudeste, conectando terminais portuários estratégicos e fortalecendo o transporte de cargas na região. O projeto avança após estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental realizados pela Infra S.A..
Parte do trecho de 80 quilômetros, entre Santa Leopoldina (ES) e Anchieta (ES), será construída pela Vale como contrapartida à prorrogação antecipada da concessão de suas ferrovias e passará a integrar o contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
Já o trecho de 170 quilômetros, entre Anchieta e o Porto do Açu, será incluído na nova concessão em análise. Além disso, um trecho adicional de 325 quilômetros, conectando o Porto do Açu a Nova Iguaçu (RJ), está previsto como um investimento condicionado à decisão do poder concedente e à análise de viabilidade econômica para integrar o projeto.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no YouTube.



![[Estado] Governo anuncia R$ 6,7 milhões para o Carnaval Capixaba e assina Termo de Fomento com a LIESGE](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/dgdgssd-350x250.jpg)




