O ministro da Educação, Milton Ribeiro, desembarca no Espírito Santo esta quinta, 19, para assinar portaria e lançar Pedra Fundamental de um Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no município de Presidente Kennedy.
A vinda do ministro ao Estado foi acertada com a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) há duas semanas, em Brasília. A cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental acontece às 15 horas, na EMEIEF Barra de Marobá, no bairro Marobá, litoral de Presidente Kennedy.
A construção do Ifes é resultado do trabalho da senadora, após anos de persistência e diversas reuniões, junto ao Governo Federal.
O encontro determinante aconteceu no dia 11 de junho deste ano, quando o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau dos Santos, ressaltou à senadora que o projeto do Ifes em Presidente Kennedy é relevante e contém argumentos convincentes para sua viabilização – fatores como estrutura, possibilidade de doação de terreno e importância para a cadeia produtiva local.
Na reunião, que também teve a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela, a senadora pressionou o secretário do MEC até que ele se comprometesse 100% com a construção da instituição, como registrado neste conteúdo:
MEC vai autorizar construção de Campus do Ifes em Presidente Kennedy
Outro fator que pesou, reforçado pela senadora Rose, é a existência do “Porto Central na região, que leva a um contexto de investimento e desenvolvimento tornando imprescindível uma escola para capacitar e formar mão de obra”.
Este será o 23º IFES. Trata-se do campus Litoral Sul – microrregião capixaba que envolve outras sete cidades: Alfredo Chaves, Anchieta, Rio Novo do Sul, Iconha, Piúma, Itapemirim e Marataízes.
O recurso para construir a instituição foi incluído pela senadora em suas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, aprovada pelo Congresso, juntamente com unidades do Instituto nos municípios de Pedro Canário e Laranja da Terra.
“Estamos não só disseminando educação profissional de qualidade no Estado, como atendendo estudantes de municípios desassistidos de ensino técnico”, completou a senadora.
Promovendo educação profissional pública considerada de excelência, o IFES oferece uma centena de cursos técnicos, 60 cursos de graduação e 10 especializações a 36 mil alunos.