Uma Celebração Eucarística com o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, em ação de graças pelos 50 anos do Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira aconteceu nesta terça-feira, 12 de novembro. A celebração religiosa foi na sede, localizada na rodovia Cachoeiro x Monte Líbano, no bairro Village da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, concelebrada pelo padre José Carlos Ferreira da Silvia.
A missa foi uma oportunidade de recordar a trajetória do lar, que começou em 1974 e faz parte da história da Santa Casa, pois nasceu do sonho de um de seus médicos, Dr. Aristides Campos, que atendia na Santa Casa de Misericórdia a vários idosos carentes que recebiam alta e não tinham para onde ir, pois eram abandonados por seus familiares.
Dr. Aristides Campos sonhou com um lugar acolhedor para essas pessoas. Chegou a fundar a Sociedade de Proteção à Velhice Desamparada de Cachoeiro. Faleceu com 56 anos sem ver seu sonho concretizado.
Dr. Adelson Rebello Moreira, genro de Dr. Aristides Campos e muito amigo do hospital, sentiu-se motivado a colocar em prática o sonho de Dr. Aristides. Conseguiu um terreno doado pelo Governo do Estado do Espírito Santo e fez toda terraplanagem com recursos próprios e com a ajuda de amigos, concluindo a obra em 14 anos.
Atualmente o Lar de Idosos é administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro em parceria com o Instituto Pró-Vitae, que é uma OSCIP criada por funcionários da Santa Casa e demais membros da sociedade, com a finalidade de prestar assistência social e à saúde, no sul do Estado do Espírito Santo.
Foi fundado em 1974 como fruto do sonho do Dr. Aristides Campos de amparar idosos carentes. Após sua morte, seu genro, Dr. Adelson Rebello Moreira, concretizou o projeto, com apoio do governo e amigos. Hoje, o abrigo é administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro em parceria com o Instituto Pró-Vitae e está aberto para visitas e doações.