O arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, que estava internado com diagnóstico de “Doença Hepática Crônica”, morreu nesta terça-feira (23). O líder religioso não respondeu ao tratamento e veio a falecer devido às complicações da doença.
Já no último domingo (21), o estado de saúde de Dom Luiz vinha piorando. Nessa segunda-feira (22), ele continuava sem apresentar melhoras clínicas, “apesar de se mostrar sereno, lúcido e conversando”, conforme boletim emitido ontem (22) pela Arquidiocese de Vitória.
Dom Luiz era diabético e teve complicações hepáticas que o levaram a ser internado no Hospital Unimed, na Grande Vitória, há pouco mais de um mês (9 de julho). O local do velório e sepultamento ainda não foram confirmados.
Em suas redes sociais, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comentou o falecimento do bispo católico: “Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Dom Luiz Mancilha, arcebispo emérito de Vitória, aos 80 anos. Nossas orações estão com a família e toda comunidade eclesiástica. Que Deus o receba com Sua mão acolhedora. Olha por nós, Dom Luiz”.
Saiba mais
Nascido em Pouso Alto (MG), Dom Luiz era religioso da Congregação Sagrados Corações. Foi nomeado bispo em 1986 para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde permaneceu até 2002, quando foi nomeado bispo da Arquidiocese de Vitória. Tornou-se emérito em 2018 e permanecer residindo na Arquidiocese exercendo atividades religiosas.