Cachoeiro se despede na manhã deste domingo (29) do professor, advogado e jornalista José Paineiras, homenageado este ano como o Cachoeirense Presente Número 1, uma honraria anual às pessoas que se destacam no município.
Aos 66 anos de idade, José Paineiras morreu neste sábado (28), à noite, em Marataízes, no Litoral Sul, após sofrer infarto. Seu corpo está sendo velado nesta manhã, na capela do Cemitério do Bairro Coronel Borges, em Cachoeiro e o sepultamento previsto para às 11h.
Muito conhecido entre os cachoeirenses, Paineiras atuou em várias áreas Era diretor do Centro Operário e de Proteção Mútua, coordenador da União Cachoeirense de Negros (Uninegros), membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro e membro benemérito da Academia Cachoeirense de Letras.
Paineiras também se destacou na música. Foi o autor do Hino do Centro Estadual Interescolar “Atila de Almeida Miranda” e da escola Aurora Estellita Herkenhoff, autor de diversos sambas enredos de blocos carnavalescos e vencedor do Concurso de Marchinhas Carnavalescas de 2019.
Ele é considerado um dos pioneiros da imprensa em Cachoeiro, como fundador do jornal O Brado, desde 1982.
Formado em História, Ciências Sociais e Direito, Paineiras era pós graduado em História do Brasil e Direito Processual. Além do título de Cachoeirense Presente, recebeu também as comendas Rubem Braga e Zumbi dos Palmares.
A Câmara Municipal que concedeu a Paineiras o título de Cachoeirense Presente 2020 divulgou nota lamentando sua morte.
“A trágica perda de José Paineiras soma-se a tantas outras gravemente sentidas pela sociedade cachoeirense, neste ano tão difícil para nossas famílias, restando-nos apenas o compromisso de honrar o seu legado de generosidade e grande amor a Cachoeiro. À esposa Edith e a todos os familiares, nossos mais sinceros pêsames”, destacou.
O prefeito Victor Coelho também se manifestou pela perda de Paineiras. “Dia triste pra mim, que o tinha como um amigo desde minha infância. Fomos vizinhos a vida toda. Cresci vendo “O Brado” sendo impresso. Não foi meu professor, mas aprendi muito com ele. Vou sentir falta”.
O prefeito continua: “Homenageado em vida com o título de Cachoeirense Presente 2020, também tive a honra de homenageá-lo com o nome de uma escola municipal. Cachoeiro perde uma grande liderança, um grande ser humano. Adeus, professor”. fonte: tribunaonline/ portaldenoticias24horas