Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar aprenderam boa quantidade de drogas após tocaiarem e perseguirem um automóvel suspeito no município de Vargem Alta, em local próximo ao Morro do Sal. A ação ocorreu por volta da meia-noite desta quinta-feira (25).
Como aconteceu?
No início da Operação Saturações Diversas, em Vargem Alta, policiais militares realizaram um patrulhamento na região central da cidade, na linha férrea, próximo ao Parque de Exposições. Informações de moradores do local dava conta de que havia intenso tráfico de drogas no local.
A patrulha a pé foi realizada, mas nenhum suspeito foi localizado. Contudo, ainda quando as guarnições passavam pelo centro, os militares receberam a informação de um cidadão vargem altense, que, temendo represálias de traficantes, pediu para não ser identificado.
Ele relatou que estaria ocorrendo um intenso tráfico de entorpecentes na linha férrea, por baixo da rua José Nicoli, em um local de difícil acesso e totalmente desprovido de iluminação, no sentido do morro do sal.
Ainda de acordo com a informação, um indivíduo de alcunha “Vitinho”, que comanda o tráfico na região, estaria trazendo uma carga de entorpecentes para o local em um veículo Ford Fiesta de cor preta.
Com isso, as informações foram passadas ao CPU, ASP Márcio Lopes, que estava a bordo da Rádio Patrulha 5193. O policial se prontificou a apoiar as guarnições em uma patrulha a pé pela linha férrea, no local informado pelo contribuinte.
Com isso, uma guarnição foi montada e os agentes iniciaram uma patrulha a pé pela linha férrea. Enquanto realizavam a patrulha, a RP 4837 se manteve no patrulhamento embarcado no entorno do local, na tentativa de identificar o veículo Ford Fiesta.
Durante a patrulha, os militares não logram êxito em encontrar os traficantes, por isso, seguiram pela linha até o Morro do Sal e solicitaram o apoio para que os resgatassem com as viaturas.
Contudo, no momento em que aguardavam, antes do local conhecido como Bica da Rainha, em frente à ponte de madeira, a patrulha visualizou um Ford Fiesta, de cor preta, transitando em alta velocidade, no sentido Morro do Sal x Centro.
De imediato o 3° sargento, via rádio, pediu para que o cabo e o soldado, que já estavam próximos, bloqueassem a via com as viaturas. O Fiesta passou pelo ponto onde a patrulha estava localizada e, aproximadamente 30 metros à frente, se deparou com o bloqueio das viaturas.
Ao perceberem a presença da polícia militar, três indivíduos desembarcaram rapidamente do veículo suspeito e se evadiram, correndo para trás do veículo, e acabaram se deparando com os militares que estavam na patrulha.
Neste momento, o condutor do veículo acessou uma área de mata, de difícil acesso, e acabou conseguindo se evadir. Já os dois passageiros, identificados como W N S C (passageiro que estava no banco dianteiro) e, I N N F (passageiro que estava no banco de trás), foram abordados.
O passageiro que estava sentado no banco da frente desembarcou segurando uma sacola de cor branca nas mãos e tentou dispensá-la na via antes de ser abordado. Ao verificarem a embalagem plástica, os militares lograram êxito em encontrar 532 pedras de substância semelhante a crack pesando aproximadamente 140g (as drogas estavam dentro de uma primeira embalagem plástica que estava coberta por um creme de cheiro forte e por uma segunda embalagem plástica, na visível tentativa de confundir o faro dos cães policiais).
Durante a abordagem do veículo, foram ainda encontradas duas buchas de substância semelhante a maconha (pesando aproximadamente 4,33g). Em conversa com os abordados, eles nada quiseram dizer a respeito do entorpecente.
Já em relação ao condutor do veículo que se evadiu, os abordados alegaram tratar-se do indivíduo de nome V L.
Os meliantes foram conduzidos até a 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim. O automóvel Fiesta, que não possuía restrição de furto/roubo, mas estava com o licenciamento em atraso, foi removido para o pátio credenciado ao Detran, onde se encontra a disposição da autoridade policial.