A Comitiva “Muares do Estradão” pernoitou em Muniz Freire na terça-feira (03), na localidade de Amorim, após percorrer durante o dia o distrito de Piaçu, Menino Jesus e a Sede do município. O grupo seguiu viagem nesta quarta-feira (04) com destino a Estrela do Norte, em Castelo, dando continuidade à rota da tropeada 2026.
Em seu sexto ano de realização, a comitiva saiu de Jerônimo Monteiro no último dia 25 e já passou pelos municípios de Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Iúna, Ibatiba e Muniz Freire. O percurso total será de 345 quilômetros, com média diária de 30 quilômetros.
Nesta edição participam 45 tropeiros, conduzindo 107 muares, entre animais de montaria, cargueiros e de revezamento. Além de trajetos no Espírito Santo, o grupo também realiza rotas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

A iniciativa resgata o modo tradicional de transporte de mercadorias realizado pelos tropeiros e mantém viva uma prática histórica do interior brasileiro. De acordo com o organizador Junior Lamas, a proposta é valorizar e demonstrar a cultura tropeira.
“Sou neto e filho de tropeiro. A comitiva começou comigo e meu pai, retomando uma tradição encerrada há cerca de 50 anos. Nosso objetivo é mostrar como era feito o transporte antes dos caminhões, utilizando trajes típicos e estradas rurais”, explicou.
O tropeiro Sebastião, conhecido como Capa, morador de Jerônimo Monteiro, participa pela segunda vez da comitiva. “Monto desde os nove anos de idade. Participar é manter a tradição viva”, destacou. Já o produtor rural Mário Roberto Pastore, da localidade de Amorim, também acompanhou a recepção ao grupo.
“Já fui tropeiro e hoje cuido do meu sítio, mas a tropeada continua sendo o que eu gosto de fazer”, afirmou.
Os participantes foram recepcionados com um churrasco organizado pela Gestão Municipal em parceria com comerciantes locais. Durante o encontro, o prefeito Dito Silva recebeu homenagem da comitiva pelo apoio oferecido à passagem do grupo pelo município.
“É uma alegria receber a Comitiva Muares do Estradão em Muniz Freire. Sou neto de tropeiro, é uma honra participar deste momento. Queremos, futuramente, realizar uma edição na Fazenda Santa Maria, após a conclusão do restauro e abertura à visitação”, disse.
A organização sinalizou positivamente para a realização de uma futura edição no Complexo Turístico, Cultural e Ambiental Fazenda Santa Maria. A passagem da comitiva reforça a valorização da cultura tropeira e do turismo de tradição na região, promovendo integração entre municípios e preservação histórica.
Rota da tropeada – 2026
25/01 – Rancho da Vovó Lurdinha (Jerônimo Monteiro) até Roseira – 25 km
26/01 – Roseira até Guaçuí (Elin Murussi) – 28 km
27/01 – Guaçuí até Dores do Rio Preto – 30 km
28/01 – Dores do Rio Preto até Divino de São Lourenço – 28 km
29/01 – Divino de São Lourenço até Trindade (Iúna) – 36 km
30/01 – Trindade até Rancho Mio do Brasil (Iúna) – 15 km
31/01 – Iúna até Ibatiba – 28 km
01/02 – Ibatiba até Fifi – 7 km
02/02 – Fifi até Piaçu (Muniz Freire) – 28 km
03/02 – Piaçu até Amorim – 30 km
04/02 – Amorim até Estrela do Norte (Castelo) – 22 km
05/02 – Descanso em Estrela do Norte
06/02 – Estrela do Norte até Burarama – 28 km
07/02 – Burarama até Rancho da Vovó Lurdinha (Jerônimo Monteiro) – 18 km

![[Muniz Freire] Comitiva “Muares do Estradão” percorre interior do município](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/02/2395bcf4-a229-42fd-8327-d861ffc33322-750x444.jpg)



![[Marataízes] Nascer do sol marca Missa na Praia Central e abre a Quaresma no litoral](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/02/WhatsApp-Image-2026-02-18-at-15.47.35-768x559-1-350x250.jpeg)





