Em Muniz Freire (ES), a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi o tema central do evento Dia C – Dia de Cooperar, realizado no dia 11 de setembro, no Espaço Da Mamma Delicatessen, localizado no centro da cidade.
A iniciativa, promovida pelo Sicoob em parceria com a Associação de Mães e Amigos de Autistas de Muniz Freire (AMAAMF), reuniu 148 participantes, entre profissionais da saúde, educação, terapeutas e familiares de pessoas autistas.

O destaque da programação foi a palestra da psicóloga e analista do comportamento Juliana Segal, mestranda em Neuropsicologia. Ela abordou temas como empatia, inclusão social e estratégias práticas para promover uma sociedade mais acessível. A apresentação foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram o evento como um espaço importante de aprendizado e troca de experiências.
Inclusão Social
Fundada em julho de 2023, a AMAAMF atua na defesa dos direitos das pessoas com TEA em Muniz Freire, promovendo inclusão social e educacional, apoio às famílias, capacitação de profissionais e combate ao preconceito e ao capacitismo.
A presidente da associação, Adriana da Silva Morgado, ressaltou a importância da disseminação de informações sobre o autismo. “Quanto mais a sociedade tiver acesso ao conhecimento, maiores serão as chances de inclusão das pessoas autistas. Parcerias como essa são fundamentais para promover uma sociedade mais justa e acolhedora”, afirmou.
Além das ações voltadas às famílias, a AMAAMF também trabalha na articulação e fiscalização de políticas públicas para garantir direitos e proteção à população autista.
Presente no evento, o pai de uma criança autista, Anderson Aguiar da Silva, destacou a relevância da iniciativa. “Tenho grande esperança de que a associação venha para ajudar nossos filhos, nossas famílias e toda a sociedade”, disse.
![[Muniz Freire] Evento debate inclusão de pessoas com autismo e reúne profissionais e familiares](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/09/0ac93431-402d-4e00-a797-f13471a48d26-750x447.jpg)


![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



