Considerado o evento folclórico mais tradicional do Espírito Santo, o Festival do Boi Pintadinho será realizado no período de Carnaval, de sexta-feira (21) a terça (25), a partir das 19h, no Sítio Histórico de Muqui e pela rua central da cidade. A expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas passem diariamente pelo festival.
Denominado “Corredor da Boiada”, o festival conta neste ano com a participação de 19 grupos folclóricos compostos por crianças e adultos, além da Lyra Zero Hora integrada por alunos da Escola de Música de Muqui, que desfilarão durante os cinco dias pela cidade histórica, contribuindo dessa forma, para a preservação da cultura e do folclore, além de um importante gerador de trabalho e renda para a comunidade local.
O Festival do Boi Pintadinho acontece há mais de 70 anos no município e, além de movimentar a economia, o evento se tornou ponto de encontro entre os moradores mais velhos e os mais novos, que se juntam durante todo o período da folia, desde a organização até as festividades. O evento atrai pessoas de diversas partes do Estado e do Brasil.
Existem na cidade diversos grupos de boi pintadinho, cada um deles com um nome e características próprias. Durante as apresentações, os grupos folclóricos, em um espetáculo de som e cores, desfilam seguindo o ritmo de suas baterias, explorando os rituais e costumes populares.
A festa é uma animação com brincadeiras, danças e alegria, onde o público brinca com os grupos dos bois, rodeado pelas belezas de cenários naturais e arquitetônicos encantadores.
História
A figura do boi é bastante representativa para o folclore brasileiro e está presente em diversas manifestações culturais realizadas pelo país. O primeiro boi de Muqui surgiu na década de 1940, no bairro Boa Esperança e chamava-se Boi do Cafunço que começou a competir com o Boi do Bijoca, no primeiro carnaval do município de que se tem notícia.
A festa é uma tradição similar ao Boi Bumbá do Amazonas e ao Bumba-Meu-Boi do Maranhão. Confira a programação completa:
fonte: mimosonews