Ocupando a 4ª maior produção mundial e o 5º lugar entre os maiores exportadores de rochas ornamentais do mundo, o Brasil registra a maior participação de empresas do setor nacional em 56 anos da Marmomac, uma das mais importantes feiras mundiais para a cadeia de fornecimento e valor da pedra natural. A edição 2022 acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro, na cidade de Verona, na Itália, e contará com 40 empresas no Pavilhão Brasileiro.
O espaço está sendo organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). Exportadoras de quatro estados brasileiros (Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) terão seus produtos expostos durante os quatro dias do evento. Além dos estandes das exportadoras brasileiras, os visitantes da Marmomac contarão com uma área de exposição de peças de design e decoração confeccionadas em materiais naturais nacionais que será montada no corretor interno do Pavilhão do Brasil, instalado no Hall 11.
“Exportar não é só vender um produto para o mercado internacional, mas também é levar um pouco do Brasil mundo afora”, afirma o presidente do Centrorochas, Tales Machado, ao explicar que a Marmomac é extremamente importante para o Brasil. “Esta feira destaca as melhores novidades do setor em uma escala internacional, além de promover as principais características da rocha natural brasileira”, completou.
Brasil: rico por natureza
No dia 30 de setembro, os visitantes da Marmomac poderão participar de uma palestra exclusiva sobre as potencialidades do Brasil neste segmento. Realizado pelo It’s Natural e com apoio do Centrorochas e da ApexBrasil, o encontro “Conheça o poder das rochas brasileiras” será conduzido pelo vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, e pelo especificador internacional, Paulo Giafarov.
Além de possuir a maior diversidade geológica do mundo, o Brasil detém um grande parque fabril para fornecimento de produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. “O privilégio de possuir grandes reservas minerais permite a produção em alta escala para atender demandas em grandes volumes”, aponta Fabio Cruz. Graças à capacidade tecnológica de produção, as rochas brasileiras passam por processos modernos e ambientalmente sustentáveis. Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é reaproveitada.
“Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que nossos materiais surpreendem pelas cores, texturas, padrões e qualidade de acabamento”, salienta o especificador internacional de rochas ornamentais Paulo Giafarov que vai destacar também durante a palestra, sobre as possibilidades de uso e criação com as os materiais naturais brasileiros.
Maior participação brasileira
Historicamente a Itália se consolida como um dos principais mercados compradores de rochas ornamentais do mundo, se posicionando entre os mais importantes destinos desses materiais em estado bruto. O Brasil é o principal fornecedor para o país, de acordo com dados extraídos do Comtrade e divulgados pelo Centrorochas. O reflexo disso está no alto índice de participação das empresas nacionais na edição deste ano da Marmomac, que registra a maior presença do Brasil em toda sua história.
Nos últimos cinco anos (2017-2021), as vendas do segmento de rochas naturais brasileiras para a Itália representaram 19,8% de tudo o que foi importado pelo país. Em 2021, o Brasil atingiu o melhor resultado desse período, totalizando faturamento de 103 milhões de dólares.
Os granitos e quartzitos brasileiros em estado bruto são os materiais preferidos dos italianos. Juntos, eles representam 81% do consumo; totalizando respectivamente, em 2021, 32,9 milhões de dólares e 50,3 milhões de dólares. Em curva ascendente de crescimento, desde 2019, os quartzitos brutos superaram os granitos (nesse mesmo estado de acabamento) na preferência de compra; registrando aumentou em média de 26,05% ao ano, entre 2017 e 2021.
Empresas presentes no Pavilhão Brasileiro na Marmomac 2022: Amagran, Angramar, Bramagran, Brasigran, Cajugram, Calvi Granitos, Capital Granite, Comil Cotaxe, Corcovado Granitos, Decolores, Ferraz Brasil, Fortuna Granitos, Gramazini, Gramil, Granex do Brasil, Granipex, Granitos Colodetti, Granos Granitos, Imetame, Itinga Mineração, Levantina, Magban, Magnitos Magnago Granitos, Mameri Rochas, Marbrasa, Marcel Granitos, Margramar Granitos, Marmífera, Micapel Slate, Mineração Borchardt, Monte Negro Mármores e Granitos, Naturale Granitos, Nova Aurora, Pedra do Frade, Pemagran Group, Poliex Acabamentos Especiais, Quartzblue, Santo Antonio, Super Clássico e Thor Granitos e Mármores.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone – O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas – O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil – A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.