Nesta quarta-feira (16), comemora-se o Dia Mundial da Alimentação Saudável e, para ajudar os consumidores a comprarem alimentos com qualidade, o Procon de Cachoeiro separou algumas dicas importantes, que prometem assegurar o consumo consciente e o bem-estar dos cidadãos.
Antes de colocar itens na cesta de compras, o órgão de defesa do consumidor orienta a verificar procedência, condições de venda, preservação dos alimentos, se a temperatura dos refrigeradores está adequada à preservação dos gêneros que demandem resfriamento e outras condições gerais de higiene do ambiente.
Em seguida, ao pegar o alimento, é importante verificar se suas características estão adequadas, incluindo cor, textura, cheiro e aparência. Se for verificado que não estão conforme o esperado, o melhor é desistir da compra.
Outra orientação é verificar, sempre, a validade e se as embalagens estão íntegras porque é proibida a venda de produtos fora do prazo de consumo ou danificados, pois podem causar sérios danos à saúde.
Por fim, vale ficar atento à composição nutricional, que, por lei, deve estar de forma clara nos rótulos. Eles também devem listar os ingredientes usados para a produção, os detalhes indispensáveis à conservação e prazo de consumo depois de abertos.
Uma vez escolhidos, é indispensável a exigência da nota fiscal, pois, caso o cliente verifique algum vício ao chegar em casa, pode pedir a troca mediante a apresentação do documento. Caso o consumidor perceba que algum estabelecimento não esteja obedecendo a esses direitos, vale fazer uma denúncia ao Procon de Cachoeiro.
O órgão de defesa do consumidor funciona de segunda à sexta, das 12h às 18h, à rua Bernardo Horta, 210, Guandu.