Quando tinha 17 anos, Veronica Bastos iniciou sua carreira profissional como estagiária na área de Projetos da concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Neste domingo, 1º de maio, data em que se comemora o Dia Mundial do Trabalho, ela celebra o orgulho da trajetória profissional que construiu.
Veronica dedicou parte da sua trajetória ao saneamento e reconhece a importância do trabalho que exerce para a sociedade. “O desenvolvimento do saneamento em Cachoeiro faz parte da minha história de vida. Encontrei no saneamento mais do que uma realização profissional, mas uma paixão e motivação. O engajamento e o compromisso com o negócio e com as pessoas é fundamental nesse setor”, afirma Verônica, que hoje é líder na área de Suprimentos da BRK em Cachoeiro.
A profissional conta que o trabalho serviu de incentivo e impulso para que ela conquistasse uma nova graduação e se formasse, aos 40 anos, em Engenharia Civil. “Trabalhando com saneamento, tive a oportunidade de crescer profissionalmente e atuar nas áreas de Manutenção de Redes, Comercial e atualmente na área de Suprimentos”, diz.
Verônica também aproveitou as oportunidades oferecidas em programas de desenvolvimento de habilidades e competências para construir uma carreira sólida. A última participação foi no Programa Academia de Líderes, promovido pela BRK para desenvolver lideranças na gestão de equipes, preparando os profissionais para os desafios futuros da companhia.
“Iniciativas como esta fortalecem o trabalho em equipe e mostram que a liderança pode e deve ser inspiradora. Como líder preciso saber perguntar, ouvir, orientar e influenciar. No Programa Academia de Líderes, desenvolvi especialmente o gerenciamento de emoções e de grupos, sendo capaz de promover um ambiente de trabalho mais saudável e contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional da minha equipe”, completa Veronica Bastos.
Empresas têm papel fundamental no desenvolvimento do trabalhador
Segundo a supervisora de Recursos Humanos da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Adriana Altoé Pigatti, os profissionais que desejam evoluir no cargo ou na carreira geralmente buscam um ambiente de trabalho positivo, com novos desafios, reconhecimento profissional e oportunidade de desenvolvimento em novas áreas. Para Adriana, as empresas podem estimular e potencializar a carreira por meio de investimentos em treinamentos, cursos, além dos programas de valorização e manutenção de um ambiente positivo, baseado no respeito, no combate à discriminação e na promoção da diversidade.
A supervisora acrescenta que é importante que o trabalhador que esteja iniciando a carreira profissional fique atento, especialmente, às competências emocionais, além de ter conhecimento do negócio e flexibilidade, desenvolver uma visão sistêmica, saber trabalhar em equipe e estar inteirado da tecnologia.
“Foram muitas as conquistas trabalhistas ao longo dos anos, mas o trabalho está em constante evolução. Aqui na BRK, a valorização do trabalhador ocorre com oportunidades internas de carreira, participação em programas de capacitação e iniciativas que promovem a valorização e o cuidado com as pessoas. Essas ações promovem a formação de uma equipe de alta performance, conectada às estratégias da organização. Assim, nos comprometemos com o desenvolvimento dos nossos funcionários, construímos equipes e cultivamos líderes que representam aquilo que somos e acreditamos como empresa”, conclui.