Preocupado com a possibilidade do surgimento de casos do novo coronavírus em Anchieta, o prefeito Fabrício Petri assinou, nesta sexta-feira (13) um decreto com várias medidas de prevenção ao contágio pelo SARS CoV2 (COVID-19 novo coronavírus). “Entre as formas de contágio estão o contato físico entre pessoas e também as gotículas de secreções. Por conta disso, é necessário estabelecer medidas e procedimentos para evitar aglomerações e , desta forma, diminuir a possibilidade de contágio”, disse o prefeito Fabricio Petri. Entre os ítens elencados no decreto estão o que abaixo seguem.
– A suspensão, pelo prazo de 30 dias, da realização de eventos, de qualquer natureza, em espaço fechado, com público estimado igual ou superior a 100 (cem) pessoas, que sejam:
* Executados pelos orgãos da administração pública
* Apoiados pela municipalidade
* Realizados nas dependências das unidades municipais.
As Unidades de Atendimento à Saúde e as unidades educacionais deverão intensificar as orientações quanto às formas de prevenção orientando sobre a maneira correta de lavar as mãos, sobre o uso do alcool em gel, da maneira de tossir ou espirrar, do uso de máscara para quem apresentar sintomas, entre outras medidas.
As atividades de ginástica terapêutica e hidroginástica ministradas no Centro Social dos Idosos também estão suspensas, de acordo com o decreto.
As aulas de dança deverão passar por um processo de readequação.,
Embora o decreto determine que algumas medidas sejam válidas pelo prazo de 30 dias, alterações poderão existir se houver necessidade.
Confira na íntegra do decreto nº 5979 de 13 de Março de 2020, assinado pelo prefeito Fabrício Petri.