A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim está em festa! Ontem, sábado, dia 07 de dezembro, foi realizada a ordenação do o diácono João Vitor Nogueira Preato, 27 anos, que passa a ser o mais novo padre católico do sul do estado. A ordenação ocorre após transcorridos dez meses da ordenação diaconal, em 23 de março de 2023.
A celebração, presidida pelo Bispo diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, aconteceu na Catedral de São Pedro e foi concelebrada por dezenas de padres da Diocese. A Santa Missa teve a presença de familiares, amigos, diáconos, religiosos, seminaristas e centenas fiéis.
Chamado pelo nome, logo após a proclamação do Evangelho, o que estava sendo ordenado respondeu um forte e solene “presente” e aquele que é o responsável pela formação dos seminaristas, o Reitor do Seminário Maior João Maria Vianney, padre Alci Monteiro Dias, pediu: “Reverendíssimo senhor bispo, Dom Luiz Fernando Lisboa, a Santa Mãe Igreja pede que ordenes para a função de Presbíteros este nosso irmão.” O diálogo entre o Reitor e Dom Luiz continuou, até que todos responderam: “Graças a Deus!”.
Na celebração, o ordenado prometeu obediência e assumiu diante da comunidade a missão com a Igreja e o povo de Deus.
Durante sua homilia, o bispo diocesano manifestou sua alegria em ordenar mais um sacerdote para a Igreja e recordou o lema escolhido para a ordenação, “Amai-vos uns aos outros” (Jo 13,1).
“Querido João Vitor, meu irmão mais novo. O mais novo irmão deste presbítero de Cachoeiro. Filho único para seus pais, mas também único para Deus. Ele te criou, escolheu, amou e você respondeu: aqui estou!”
Após a reflexão, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação, feitas pelo bispo.
João Vitor foi ungido com o santo óleo, professou seus compromissos e foi revestido com os paramentos sacerdotais. Mostrando a alegria pelo novo irmão, os sacerdotes presentes na celebração o acolheram com abraço fraterno.
Ao final da celebração, o já ordenado Padre João Vitor agradeceu a Deus o dom da vocação, semeada na família e sempre incentivada pelo povo. O novo sacerdote diocesano manifestou sua gratidão a todos os que lhe foram próximos, formadores, padres, familiares e a todos os que o ajudaram e rezaram durante esse tempo de estudos, pastoral e discernimento.
“Abraçando neste dia o ministério presbiteral, peço ao Senhor a graça de crescer cada dia na vivência do amor. Sendo chamado a me configurar a Cristo, o Bom Pastor, peço que Ele me conceda sempre doar minha vida por amor, a Ele e a todos os que ele confiar a meus cuidados pastorais.”
Padre João Vitor completou: “No caminho até aqui, em nenhum momento me faltou a graça de Deus, que me guiou e sustentou nos momentos alegres e nos momentos difíceis. Por isso, em primeiro lugar quero agradecer ao Senhor que me chamou por amor, sem mérito algum de minha parte, e confiou em mim.”
João Vitor é natural da Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria, no bairro Nova Brasília, em Cachoeiro. Ingressou no seminário há 9 anos e fez estágio vocacional nas paroquias Sagrada Família, de Soturno; Nossa Senhora das Neves, de Presidente Kennedy; Divino Espírito Santo, de Muniz Freire e, como Diácono Transitório aturou na paróquia São Miguel Arcanjo, em Guaçuí. João Vitor também fez missão na Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536).