A 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), através de sua diretoria, emitiu Nota Pública nesta quinta-feira (3) em repúdio a divulgação de uma lista de empresários, em grupos de WattSap, que estariam sendo alvo de ameaças de bolsonaristas.
A lista contém nomes de empresas e pessoas que sofreriam boicote em seus negócios por terem votado ou divulgado a campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores.
Segundo a OAB/ES, “A liberdade de expressão, por meio da manifestação espontânea e gratuita de ideias é essencial para assegurar a continuidade democrática e fomentar o debate público sobre eleições”.
Tal princípio estaria sendo ferido por grupos de pessoas da extrema-direita, de forma criminosa. Continuando, a nota expõe que “o momento é de buscar a pacificação social, para que a democracia possa sair fortalecida do processo social”.
No segundo parágrafo da Nota, a entidade reforça que “o direito à escolha do candidato, seja qual ele for, jamais deve ser motivo de retaliação, sendo que o referido direito foi alcançado ao longo de séculos de lutas e avanços”.
Alguns empresários que constam da referida lista já prestaram queixa na Justiça para que os autores e divulgadores das mensagens infames sejam identificados e punidos conforme estabelece a lei.
Nota do Editor
O PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS é solidário aos empresários ameaçados e repudia qualquer ato que atente contra a democracia, a liberdade de expressão e aos demais direitos garantidos pela Constituição Brasileira e constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, seja vindo de instâncias de governo, da Justiça ou de simpatizantes de qualquer agremiação político-partidária.