Quarenta e dois participantes, entre alunos do Instituto Ponte (IP) e convidados de oito Estados brasileiros (SP, RJ, MG, ES, MA, PE, CE, BA), disputarão o primeiro Torneio de Xadrez realizado pela instituição neste dia 22 de julho, a partir das 13 horas.
Em formato on-line, o evento terá transmissão ao vivo pelo canal do IP no YouTube (https://www.youtube.com/live/tGyjXfCkbb0) e contará com a organização do pedagogo Claudio Ferreira. Árbitro e instrutor de xadrez, ele é criador da startup Gente Pensando, que promove o xadrez na sociedade.
Cada participante jogará pelo menos sete partidas, de até cinco minutos cada, no sistema de torneio suíço. Esse formato de disputa é considerado um dos mais democráticos, sendo utilizado em campeonatos internacionais de E-sports. Ele facilita a realização de um torneio com um alto número de participantes, sem eliminar muitos deles no início, permitindo que a disputa ocorra entre jogadores com campanhas semelhantes. Assim, torna a competição mais justa e atrativa.
“O torneio de xadrez não é apenas uma competição; é uma oportunidade de integração e desenvolvimento intelectual para nossos alunos. Alinhado aos propósitos do Instituto Ponte, este evento reforça nosso compromisso em proporcionar experiências educativas que vão além da sala de aula, estimulando o raciocínio lógico e a tomada de decisões estratégicas,” afirma Bartira de Almeida, fundadora e presidente da entidade.
O Instituto Ponte – Fundado em 2014, o IP tem como missão ser uma ponte para a ascensão social em uma geração, proporcionando educação de qualidade para jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, atende a 279 alunos em oito estados brasileiros: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Para este ano, a meta é encerrar com mais de 350 alunos matriculados. A entidade foi eleita cinco vezes consecutivas uma das 100 melhores ONGs do Brasil e, por duas vezes, a melhor do Espírito Santo.