A Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES) prendeu nesta segunda-feira (10) cinco suspeitos de participação no assassinato do vereador Marcos Augusto Costalonga, ocorrido no dia 27 de maio de 2021. Um sexto homem, suspeito de ser o mandante do crime, o miliciano Gilbert Wagner Antunes Lopes (conhecido como Waguinho Batman), ainda está foragido.
As prisões ocorreram no âmbito da Operação Gatespost, realizada nos municípios de Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Duas armas também foram apreendidas.
Foram detidos Douglas da Silva Nunes, conhecido como Guigo; Pedro Romão Baptista; Rafael Miranda Louzada; Elan Martins, também conhecido como Tatuador, que agiu como intermediário entre o mandante e os executores; e Everaldo de Almeida Neto, conhecido como Bambu, responsável por informar a localização da vítima aos executores.
Segundo o delegado Thiago Viana, titular da delegacia de Presidente Kennedy, o crime teve motivação financeira, relacionada a uma transação envolvendo a venda de mourões para uma empresa vinculada ao suspeito de ser o mandante do crime.
Após assumir o cargo de vereador, Marcos ameaçou bloquear o pagamento à empresa até que o valor pela venda dos mourões fosse pago, o que resultou em uma discussão e posteriormente na execução do vereador.
Como aconteceu o crime?
O vereador de Presidente Kennedy, Marcos Augusto Costalonga de 49 anos, mais conhecido como Marquinhos da Cooperativa, foi morto a tiros no dia 27 de maio de 2021 por volta de 23 horas, na localidade de Alegria, no município.
Segundo informações coletadas pela PC-ES, o vereador seguia da comunidade de Leonel para a sua residência no centro de Presidente Kennedy por uma rodovia municipal, quando ocorreu a tentativa de roubo do seu veículo, uma Toytota SW4 Hilux. Contra o carro conduzido por Marquinhos foram disparados diversos tiros. No veículo estava sua esposa e mais uma pessoa.
Testemunhas relataram, na ocasião, que um carro HB 20 de cor prata foi usado pelos bandidos na tentativa de roubo e para alvejar o automóvel do vereador. Pelo menos quatro homens teriam participado da ação.
Um dos disparos atingiu o vereador, que veio a óbito no local, fazendo com que o carro conduzido por ele caísse numa ribanceira de cerca de três metros. Os suspeitos fugiram sem levar nada.
A Polícia Militar foi chamada e acionou de imediato ambulâncias para prestaram socorro. As vítimas foram encontradas feridas dentro do veículo e de lá socorridas e levadas para a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.
A perícia foi acionada e esteve no local. Foi constatado inicialmente pelo menos 10 disparos de arma de fogo calibre 9mm na lateral da Hilux, tendo um único tiro antigido as costas do vereador.
Fonte: Site Kennedy em Dia